
Afta: causas da afta na boca e tratamentos
Todos já tiveram a péssima experiência de acordar com uma sensação de inchaço, avermelhamento e dor na gengiva, língua ou lábios. Elas podem aparentemente surgir do nada, mas uma simples ferida na boca pode ter várias origens diferentes.
Mas a mais comum das enfermidades é a afta. Como seus sintomas são comuns ou confundíveis com várias outras doenças bucais ou ainda mais graves, é sempre indicado antes de mais nada buscar ajuda com um especialista. Somente um médico poderá dizer ao certo o que causa afta na boca.
Você tem problemas com aftas ou outras inflamações bucais? Agende agora sua avaliação na dr.dents Vila Velha e descubra qual o tratamento mais indicado para você: 📞(27) 3535-3025 ou nos chame no WhatsApp: 📲 (27) 99811-3025.
O que é a afta?
A afta apresenta-se como uma úlcera de cor esbranquiçada, amarelada ou até mesmo avermelhada que surge na região da boa. Essa bolha ou bolhas dolorosas podem atingir desde a parte inferior dos lábios, gengiva e afta na garganta. Embora seja muito inconveniente, em geral a afta na boca não é transmissível. Na verdade ela é uma resposta do organismo para outros problemas que o atinge. Ela pode ser causada por vários fatores.
Na dr.dents temos um tratamento especial para aftas, clique aqui e conheça mais sobre nosso tratamento para aftas.
O que causa afta?
Dentre as causas da afta, as mais comuns são:
Baixa imunidade: Quando o nosso organismo está desprotegido, fica mais vulnerável a doenças, mesmo as mais comuns. Quando a imunidade do organismo está muito baixa, as aftas se apresentam mais constantemente como um sintoma.
Certos tipos de alimentos: Há alguns alimentos que, se ingeridos em excesso, favorecem o surgimento de aftas. Dentre eles os alimentos picantes ou com muito condimentos, salgadinhos ou salgados, frutas cítricas ou ácidas, chocolates, refrigerantes e café.
Estresse: Situações cotidianas que causem estresse e mexem com o psicológico também podem desencadear o aparecimento da lesão bucal que também é conhecida como estomatite aftosa recorrente. Péssimos hábitos que incluem poucas horas de sono, vida sedentária e poucos exercícios enfraquecem o organismo e traz problemas de imunidade.
Cigarro: O cigarro também pode ser uma das causas da afta. Mas não é só isso. Ele está entre um dos vícios que trazem mais malefícios para o organismo, podendo levar à morte. Desde problemas no coração, bronquites e até mesmo o câncer.
Ausências de vitaminas no organismo: As vitaminas são importantes aliadas para que se mantenha a saúde do corpo. Neste caso, uma das causas de afta são a ausência de vitaminas do complexo B, C, ácido fólico e minerais também enfraquecem a imunidade.
Outras doenças: Várias outras doenças apresentam como sintomas o aparecimento das aftas. Dentre elas estão a úlcera gástrica, a doença de crohn, refluxo gastroesofágico e AIDS.
Como tratar a afta?
Há algumas maneiras de minimizar os sintomas: uso de pomada para afta, enxaguantes bucais e antibióticos que somente poderão ser prescritos por um profissional. A consulta ao médico ou dentista é o mais indicado para dizer o que é bom pra afta.
Em geral a afta desaparece em um curto prazo de tempo que pode variar entre alguns dias. Mas é muito importante saber qual sua origem para detectar o melhor tratamento, não só da lesão como do organismo com um todo. Tratamentos caseiros podem até mesmo ser perigosos, já que irão disfarçar algum mal maior.
Cuidar do sorriso é muito mais do que estético, a saúde total do seu corpo depende também de sua saúde bucal. Quer conferir como a sua saúde bucal está? Então agende uma avaliação aqui na dr.dents Vila Velha: 📞(27) 3535-3025 ou nos chame no WhatsApp: 📲 (27) 99811-3025.