
Alimentos ruins para os dentes na Ceia de Natal
Não é só na balança que a ceia de Natal pode repercutir na saúde. Quando falamos de saúde bucal, ela também pode ter alguns alimentos caracterizados como vilões para os dentes. Algumas comidas natalinas podem conter alimentos ruins para os dentes quando o assunto é o perigo de mancha, ou até mesmo de quebrar os dentes. Ninguém quer tirar a magia da noite de Natal com um incidente chato, não é mesmo?
E você já preparou o sorriso bonito para esse fim de ano? Ainda não? Então clique aqui e agende uma avaliação ou consulta com um dentista da dr.dents, garanta o sorriso perfeito nos momentos especiais de sua vida!
Então continue a leitura e descubra quais alimentos exigem mais atenção no momento de serem consumidos na ceia de Natal ou na ceia de ano novo:
Vinho e o dano ao esmalte dos dentes
O alto nível de acidez da bebida pode comprometer o esmalte dos dentes, além de criar manchas. Mas fique calmo(a), não é preciso retirar a bebida de sua lista de consumíveis, além do consumo moderado é aconselhável beber o vinho acompanhado de queijo que estimula a produção de saliva e diminui a acidez e também, tomar um pouco de água entre uma taça e outra ajuda a não ter dentes com manchas.
Cuidado com as castanhas e alimentos duros do cardápio de Natal
Muito cuidado ao mastigar castanhas, frutas com caroço (como a ameixa seca) e até mesmo o peru de Natal. Esses pratos para a ceia de Natal podem facilmente quebrar os dentes caso sejam mordidos com muita força sem serem percebidos, pessoas com os dentes frágeis devem ter atenção redobrada, uma mordida é capaz de trincar ou quebrar o dente.
As comidas natalinas e os doces
Além dos pratos de Natal salgados, todo mundo espera pelos doces! Comidas de Natal são uma delícia, porém é bom evitar o consumo de doces pegajosos como o caramelo e os mais durinhos como as frutas secas. Sim! As frutas secas são vilãs nessa história, sabe por quê? A textura desses alimentos aderem com maior facilidade aos dentes e possuem ácidos que causam o desgaste dos deles. Além disso, eles são difíceis de se desfazerem, se transformando assim em facilitadores de formação de placas bacterianas. Triste não? Mas, se você é doente por esse tipo de doce, o conselho é não comer muito e depois já realizar uma higienização bucal. Para ter certeza que não ficou nada ali para trás, agende uma limpeza bucal com o seu dentista.
Se você vai preparar uma ceia, a dica para as sobremesas é o chocolate amargo. Além de ter menos açúcar, ele não prejudica a saúde bucal.
Qualquer que seja seu alimento preferido, é muito importante que sempre escove os dentes e realize todos os procedimentos de higiene bucal após a alimentação. Saiba a forma correta de escovar e usar o fio dental em nosso blog!