
Anatomia do Dente: Veja Qual a Composição e Estrutura do Dente
A odontologia estuda toda essa área que abrange os dentes, a face e pescoço. E a nossa boca possui diversas partes que formam a sua anatomia. E cada uma dessas partes tem sua função para que nosso organismo funcione perfeitamente. A anatomia dos dentes irá auxiliar nosso corpo na mastigação e absorção dos nutrientes através da alimentação. Eles serão essenciais para que possamos falar as palavras perfeitamente também e ajudar na nossa expressão facial.
E por falar em essenciais, é importante lembrar da importância de cuidar dos dentes, você já foi ao dentista nesses últimos 6 meses? Procure por dentistas de confiança, agende uma avaliação aqui conosco na dr.dents Vila Velha: 📞(27) 3535-3025 ou nos chame no WhatsApp: 📲 (27) 99811-3025.
Os diferentes tipos de dentes da anatomia dentária de cada idade
Há duas fases na vida dos dentes e cada uma tem sua especificação na estrutura do dente. Essas fases são conhecidas como a Dentição decídua (a primeira dentição na infância) e a dentição permanente (quando há uma troca de alguns, mudando a anatomia do dente).
Os primeiros dentes a nascerem são o incisivo central decíduo, o incisivo lateral, o canino, o primeiro molar e o segundo molar. Já na anatomia dos dentes permanentes, temos o incisivo central permanente, incisivo lateral, canino, primeiro pré-molar, segundo pré-molar, primeiro molar, segundo molar, terceiro molar.
Características de cada tipo de dente
Os dentes são formados por sais minerais, cálcio, fósforo e magnésio. A coroa dental é a parte dura do revestimento do dente. Já a polpa do dente é a parte que guarda os vasos sanguíneos e os nervos. O esmalte (parte mais resistente do dente), juntamente com a dentina (que fica por dentro do esmalte) e a polpa (tecido mole no interior) formam a estrutura de um dente. A raiz é a parte interna dos dentes, que fica abaixo da gengiva e serve, como o próprio nome diz, para fixar a arcada dentária. Falando em gengiva, ela é o tecido mole que toda a estrutura.
A dentição adulta constará de 32 dentes no total, sendo 16 na parte superior e mais 16 na inferior. E cada um tem um nome específico e tem sua necessidade:
Os incisivos:
Esses dentes são os quatro posicionados nas partes superiores e inferiores na parte frontal. São afiados e em forma de cinzel. São os dentes que mais aparecem e servem para cortar inicialmente os alimentos. Os incisivos tem apenas uma raiz de dente.
Os Caninos:
Eles são os mais fortes dos dentes e tem um formato de cones com pontas. Essas presas tem um trabalho de auxiliar os incisivos na hora de cortar e segurar com precisão os alimentos. Esses dentes são necessários porque nosso organismo não é tão ácido como o de outros animais cujo alimento pode passar mais inteiro para o estômago.
Os pré-molares:
Sua forma de pentágono na estrutura dentária tem como principal função esmagar os alimentos, além de também rasgá-los. Eles são localizados mais para trás e são menores que os caninos. Esses dentes dividem-se em primeiro pré-molar e segundo pré-molar.
Os Molares:
Eles fazem parte do último processo da mastigação. Sua função é a da trituração dos alimentos, tornando-os ainda menores para uma melhor digestão. Por causa de sua importância, são os primeiros dentes permanentes a nascerem. Por volta dos seis anos de idade uma criança já possui todos os molares em sua arcada dentária.
Não deixe para cuidar dos seus dentes depois, o tratamento prévio inibe ações muito mais drásticas posteriormente. Dentes que não recebem a devida atenção, podem causar até mesmo problemas cardíacos! Entre em contato com a dr.dents Vila Velha e veja como é fácil e simples cuidar do seu sorriso: 📞(27) 3535-3025 ou nos chame no WhatsApp: 📲 (27) 99811-3025.