
Anestesia de dentista dói? Conheça a Morpheus, anestesia especial na dr.dents
É muito normal ver pessoas que precisam passar por algum procedimento odontológico assustadas e com medo de sentir dor com a anestesia no dente. É bastante comum ouvir questões que envolvam os possíveis tipos de anestesia, suas indicações e possíveis efeitos colaterais. Vamos tentar responder a algumas questões nesta matéria. A anestesia dental é aplicada justamente para que o paciente não sinta dor. E o dentista irá buscar a melhor indicação para o tratamento.
Nunca é tarde para começar, então que tal trazer seu filho para uma avaliação na dr.dents ou você mesmo começar a cuidar melhor de sua saúde bucal? É muito simples, entre em contato conosco que agendaremos o melhor dia e horário para você: 📞(27) 3535-3025 ou nos chame no WhatsApp: 📲 (27) 99811-3025.
Tipos de anestesia Dentária
São dois os tipos de anestesia bucal: a anestesia geral e a local.
- Anestesia local: a anestesia local é aplicada na hora do procedimento, pelo dentista. Com sua aplicação, espera-se que haja uma temporária perda da sensibilidade. A anestesia para extrair dente, por exemplo, é aplicada na região da gengiva e bochecha. Durante todo o procedimento, o paciente ficará acordado. É normal sentir parte do rosto sem sensibilidade e a sensação de boca torta por causa da anestesia.
- Anestesia Geral: a anestesia geral dura mais tempo e só pode ser aplicado por um anestesista em um hospital. Ela é aplicada somente em casos bem específicos.
Com relação às substâncias, existem alguns tipos de anestesia dental utilizados nos consultórios. Sua escolha dependerá da necessidade e do procedimento. Muitas pessoas perguntam quanto tempo dura anestesia na boca. O tempo de ação é variável. Dentre os mais conhecidos esses são alguns nomes de anestesia usadas pelos dentistas:
Lidocaína: é o mais utilizado nos consultórios, podendo ser usado inclusive em gestantes. Após sua aplicação os efeitos começam a ser sentidos após 2 minutos. Quanto tempo dura uma anestesia no dente: Sua duração vai de 5 a 10 minutos (nos casos de anestesia pulpar) e 1 a 2 horas (quando aplicado no músculo).
Articaína e prilocaína: esses dois anestésicos são de longa duração. Não são apropriados para uso em gestantes, nem em pessoas que sofram de diabetes ou hipotireoidismo. Eles também não são indicados para quem sofre de ansiedade. Quanto tempo dura anestesia de dentista: Seu efeito começa a ser sentido com 2 minutos. Esses anestésicos de longa duração são utilizados em procedimentos que demandem mais tempo que o normal. Sua ação demora de acordo com a dose utilizada.
Mepivacaína: com agentes derivados da xilidrina, a mepivacaína tem média duração e é indicada nos casos em que os pacientes sofram de problemas cardíacos, diabetes e outras doenças. Duração de anestesia odontológica: o efeito, assim como as demais, começam a ser sentidos após 2 minutos. Sua ação dura até por volta de 2 horas quando aplicado no músculo.
Bupivacaína: a Bupivacaína é mais forte que os demais e, por isso, tem uma indicação para procedimentos bem maiores e que precisem de um tempo de ação pós-cirúrgico. Quanto tempo dura a anestesia do dentista: seu tempo de ação demora o dobro do tempo das anteriores.
Tratamentos que exigem anestesia
Dentre os tratamentos onde o dentista aplicará anestesia local estão:
- Extração de dentes em geral, inclusive siso: a anestesia para extrair dente é aplicada ao redor do dente, podendo se estender pelas bochechas.
- Tratamentos de canal ou restaurações: o tratamento de canal visa retirar a polpa e raiz do dente. E para que isso seja possível é necessário que se aplique a anestesia local.
Possíveis Efeitos Colaterais
A anestesia de dentista geralmente não faz mal e não tem muitos efeitos colaterais. Dentre os efeitos mais comuns estão:
– Sensação de dormência temporária é o efeito esperado.
– Dificuldade para piscar: um ou os dois olhos podem ficar ligeiramente paralisados, sendo necessário fecha-los até que passe o efeito da anestesia. Tal fato é indicado para que os olhos não fiquem secos.
– Aceleração das batidas cardíacas: pode ser efeito acarretado pelo tipo de anestesia utilizada.
Além desses efeitos citados, caso a anestesia acerte um vaso sanguíneo possa ser que surjam hematomas. Caso a agulha encoste em algum nervo, a região ficará algumas semanas com dormência e dor. Mas esses tipos de efeitos são bastante raros.
Anestesia especial que dói menos
A Dr. Dents tem uma notícia ótima para quem tem medo de anestesia. Normalmente, quando a anestesia é aplicada no dente, o que faz o paciente sentir dor é a velocidade na qual a substância é injetada. Isso acontece porque não é possível controlar manualmente o êmbolo da seringa. Com o Com o injetor de anestésicos Morpheus esse problema é solucionado.
O Morpheus controla o fluxo do anestésico de maneira automática, trazendo conforto para o paciente. Outra vantagem desse sistema é a quantidade necessária de anestesia, que diminui em relação às aplicações comuns com seringa carpule, além de ser mais preciso e seguro.
Nós da dr.dents estamos aqui para te ajudar a entender melhor sobre saúde bucal e realizar todos os procedimentos necessários para cuidar de você e de sua família. Entre em contato conosco e agende a sua avaliação: 📞(27) 3535-3025 ou nos chame no WhatsApp: 📲 (27) 99811-3025