
Aparelho de contenção – Para que serve a contenção ortodôntica?
Após corrigir a posição dos dentes e estes estarem alinhados, inicia-se uma nova fase: a da contenção. Será que todo mundo precisa fazer esse tratamento após o uso do aparelho fixo? Saiba mais sobre esse assunto aqui neste artigo!
Você já faz algum tipo de tratamento ortodôntico? Quer saber se precisa usar aparelho? Usou aparelho mas os dentes estão voltando a desalinhar? Não perca mais tempo pensando no que fazer, reserve um tempinho para cuidar de você mesmo e agende com o seu dentista em Vila Velha, a dr.dents! Entre em contato e agende sua avaliação: 📞(27) 3535-3025 ou nos chame no WhatsApp: 📲 (27) 99811-3025
Para que serve a contenção ortodôntica e o que é a contenção?
O aparelho de contenção tem como principal função segurar o movimento dos dentes, contê-los, como o próprio nome diz. Ele é de extrema necessidade para que o trabalho anterior não seja perdido e os dentes não retornem às posições iniciais, diminuindo a possibilidade de recidivas. Isso porque a tendência natural é que os dentes, sem os devidos cuidados, voltem à posição errada.
Sabe por que isso acontece? Porque as fibras dos dentes tem memória. Isso mesmo. Elas sabem qual era a posição inicial e naturalmente voltam à posição inicial, entortando. Ou pior: ficando mais tortas que antes. Mas com o uso de um dos tipos de contenção, haverá tempo para que o organismo se acostume com o novo posicionamento dos dentes e reponha as fibras que os sustentam, mantendo-os fixos no lugar.
Caso o tratamento não seja finalizado ou não seja levado à sério pelo paciente, futuramente todo o trabalho feito pode ser perdido. Após a indicação do tratamento, cabe ao paciente seguir todas as indicações para que o resultado final seja alcançado. E é por esse motivo que praticamente todos os pacientes terão que usar um dos tipos de contenção ortodôntica.
Confira também em nosso blog a diferença entre o uso do aparelho móvel e do aparelho de contenção!
Tipos de contenção
Como dissemos logo acima, o dentista escolherá o melhor tipo de tratamento de acordo com o caso. A contenção nos dentes pode ser móvel ou fixo, e a escolha dependerá da situação da arcada dentária, e do dentista que avaliará. Ele buscará a melhor opção para o paciente e para o tratamento indicado. E esse é um passo primordial para que o tratamento ortodôntico seja completo. Portanto, nada de protelar ou deixar para lá achando que o uso do aparelho de dente fixo foi suficiente. Sabendo-se disso, vamos aos tipos de aparelhos de contenção.
Contenção fixa
O aparelho de contenção fixo é usado na parte posterior dos dentes e colocado em lugares específicos. O material usado é fio de aço finíssimo que é colocado na face interna dos dentes e que os mantém contidos. Ele se torna, desta maneira, invisível.
O primeiro modelo de aparelho de contenção fixa é o de contenção ortodôntica reta. Neste, um fio de aço é colocado atravessando os dentes entre os caninos e colado internamente com o uso de resina composta. O segundo modelo é o de contenção ortodôntica higiênica. Este já é feito com um fio de aço ortodôntico ondulado e colado no dente.
Contenção móvel
O aparelho de contenção móvel, como o próprio nome diz, pode ser removido. Por causa disso, é mais fácil manter a higienização do aparelho, e até mesmo ser retirado durante as refeições. Sua colocação se faz na arcada inferior e/ou superior e apoiada nos dentes.
Esse tipo de aparelho pode ser feito de hawley (placa de hawley) ou pode ser uma contenção de acetato e o tempo necessário pode variar de acordo com as necessidades.
Seja o aparelho fixo ou móvel, é necessário manter uma rotina de higiene e conservação do material. As visitas constantes ao dentista também é um passo primordial para que o tratamento e o tempo necessário sejam sempre reavaliados.
Procurando por uma clínica odontológica em Vila Velha? Venha conhecer os dentistas da dr.dents! Entre em contato e agende sua avaliação: 📞(27) 3535-3025 ou nos chame no WhatsApp: 📲 (27) 99811-3025