
Diferença entre os tipos de aparelho móvel e de contenção
É comum que, após o tratamento com um aparelho fixo, os pacientes pensem que o processo está finalizado. Ainda não. Após o uso, ainda faltam alguns ajustes para que seu sorriso fique impecável. É aí que entram os aparelhos de contenção que pode ser confundido com os aparelhos móveis, por serem também um tipo de aparelho removível.
Procurando dentista em Vila Velha? Entre em contato com a dr.dents e agende sua avaliação: 📞(27) 3535-3025 ou nos chame no WhatsApp: 📲 (27) 99811-3025
Ambos são de extrema necessidade para que o trabalho anterior não seja perdido e os dentes não retornem às posições iniciais. Sabe por que isso acontece? Porque as fibras do dente têm memória. Isso mesmo. Elas sabem qual era a posição inicial e naturalmente voltam ao ponto inicial. É aí que entram os tratamentos complementares para que os dentes se fixem e se posicionem em seus novos lugares.
Há uma certa confusão entre os dois e suas indicações. Por isso vamos explicar direitinho para que não fiquem dúvidas.
O Aparelho de Contenção
O aparelho de contenção tem como principal função segurar os movimentos dos dentes, contê-los, como o próprio nome diz. Há dois tipos de aparelhos de contenção: o fixo e o móvel.
Aparelho de contenção fixo
Usado na parte posterior dos dentes e colocado em lugares específicos. O material usado é fio de aço finíssimo que é colocado na face interna dos dentes e que os mantém estáticos. Ele se torna, desta maneira, invisível. O primeiro modelo de aparelho de contenção fixa é o de contenção ortodôntica reta. Neste, um fio de aço é colocado atravessando os dentes entre os caninos e colado internamente com o uso de resina composta.
O segundo modelo é o de contenção ortodôntica higiênica, feito com um fio de aço ortodôntico ondulado e colado no dente. Apesar de parecer um modelo mais eficiente, ele pode trazer um certo desconforto e incômodo na boca por causa de seu desenho em ondas.
Aparelho de contenção móvel
Este modelo pode ser removido. Por causa disso, é mais fácil manter sua higienização, podendo ser retirado durante as refeições. Sua colocação se faz na arcada inferior e/ou superior e apoiada nos dentes.
Porém, devemos lembrar que o uso de qualquer tipo de aparelho dentário não é baseado somente no gosto pessoal, e sim na necessidade que será levantada pelo dentista.
O aparelho Móvel
O aparelho móvel serve para fazer pequenas movimentações dentárias, ou seja, ele também é um tratamento para gerar modificações, sendo diferente do aparelho de contenção que serve para manter o tratamento realizado anteriormente.
Tanto os de contenção quanto os móveis podem ser feitos com o mesmo tipo de material.
Lembrando que durante o tratamento esteja você fazendo a contenção de dente ou modificação, é necessária uma rotina rígida de cuidados higiênicos, escovação e conservação dos aparelhos quando não estão em uso. Se seu aparelho é móvel, sempre o retire antes de se alimentar, limpando-os antes de colocá-los.
No caso de aparelhos fixos, é indicada uma atenção redobrada com os alimentos ingeridos: alimentos duros e que possam corromper ou modificar o local dos aparelhos devem ser evitados. Desta maneira, o tratamento será consideravelmente mais eficaz.
Agora que detalhamos cada um dos modelos, sempre é bom lembrar que somente um especialista poderá identificar qual o melhor modelo, e indicar o tempo de uso de cada um. Este pode variar de acordo com o tratamento e o resultado acompanhado durante este período.
Para saber se você precisa utilizar aparelho, agende sua avaliação conosco em nossa clínica odontológica em Vila Velha: 📞(27) 3535-3025 ou nos chame no WhatsApp: 📲 (27) 99811-3025.