
Aparelho Móvel – Para que serve o aparelho móvel e seus benefícios
O aparelho dentário removível, ou simplesmente aparelho móvel, é uma das opções mais buscadas por quem precisa iniciar o tratamento de correção dos dentes. Porém, não é desta forma que o procedimento funciona, o tipo de aparelho precisa ser definido por seu dentista, pois cada um dos modelos corresponde a um tipo de função.
O aparelho móvel dentário é realmente mais prático de ser usado e higienizado, porém os movimentos que ele exerce na boca do paciente podem não ser suficientes para alguns casos de correção dentária. Então, após ter a sua avaliação com um especialista, tenha em mente que o tratamento indicado é o ideal para colocar seus dentes e mordida no lugar, o que te trará uma melhor condição de mastigação e é claro, uma autoestima muito mais elevada com um sorriso alinhado.
Se você procura por uma clínica de confiança, venha conhecer a dr.dents. Aqui nossos dentistas te explicarão detalhadamente os procedimentos para que você não saia com nenhuma dúvida do consultório. Quer agendar sua avaliação? Então ligue: 📞(27) 3535-3025 ou nos chame no WhatsApp: 📲 (27) 99811-3025
Mas, se você quer conhecer um pouquinho mais sobre os benefícios, uso e função do aparelho de dente removível, continue com a leitura deste artigo:
Aparelho móvel – para que serve
Para que serve o aparelho móvel? Basicamente, o aparelho móvel alinha os dentes, mas realizando pequenas movimentações na arcada dentária, desta forma melhorando as funções como a de fala, mastigação e até mesmo a de respiração!
Quem busca para que serve o aparelho ortodôntico, se deparará com muitas informações sobre crianças, isso não significa que ele deve ser usado somente na infância, mas isso se deve ao fato de que como ele age diretamente no desenvolvimento ósseo da arcada, ele se torna um modelo de aparelho a ser indicado desde muito cedo, sendo o preferido para tratamentos infantis.
O custo do aparelho móvel varia de acordo com o material que será utilizado, tendo uma variedade muito grande de valores, caso você necessite deste tratamento, a melhor forma é conversar com o seu dentista sobre a sua necessidade e possibilidades.
Os modelos de aparelho móvel têm cores somente na parte que encaixa no céu da boca. O tipo mais conhecido é o aparelho móvel superior, porém ele existe também para correção da parte de cima quanto a debaixo da boca.
Como funciona o aparelho móvel
Primeiramente, como todo aparelho dentário, é preciso fazer o molde do aparelho móvel para que seja fabricado um especialmente para a sua medida e necessidade de correção. Se caso você usa tem um aparelho machucando sua boca, volte ao profissional e converse com ele para saber se o que está ocorrendo é comum, pois o intuito não é que ele te machuque!
Aparelho móvel – como funciona sua montagem
O aparelho removível é feito com acrílico no formato da boca do paciente, a parte de fio de aço é presa por grampos, onde molinhas tensionam o fio e causam a pressão nos dentes. Essa movimentação na arcada dentária é possível porque temos em torno de cada dente um espaço periodontal, formado por fibras, e o aparelho móvel age pressionando esse local em direção ao osso, mudando assim o posicionamento dos dentes.
Quem pode usar o aparelho dental móvel
Ele é mais indicado para crianças e adolescentes quando é preciso a correção da arcada dentária, pois desta forma ele auxilia no alinhamento dos dentes ainda em formação, evitando desta forma, problemas futuros mais graves.
Outra maneira de uso é como forma de contenção ao final do tratamento com o aparelho fixo.
O aparelho móvel de contenção
Usado como contenção, o aparelho móvel funciona como uma forma de conter os dentes no local correto, onde foram colocados com o uso do aparelho fixo. É diferente do tratamento com o aparelho móvel que tem a finalidade de movimentar a dentição para o lugar correto.
Somente com a avaliação do dentista é possível dizer qual a necessidade do uso desse aparelho, pois, como explicado acima, as suas duas funções são totalmente opostas e somente um especialista pode produzir o aparelho necessário para o seu uso correto.
Tipos de aparelho móvel
Os tipos de aparelho dentário móvel, trazem maiores possibilidades ao paciente principalmente quando o assunto é aparência estética. Os modelos de aparelho móvel já são por si só discretos, porém há pessoas que preferem que eles sejam o mais invisível possível, e a tecnologia tem auxiliado – e muito – essa finalidade. Confira abaixo um pouco mais sobre o aparelho móvel comum e o aparelho estético:
Aparelho móvel ortodôntico
Como o próprio nome diz, é um aparelho removível pelo paciente quando desejar, e deve ser retirado para a limpeza bucal e na hora da alimentação. Sua composição é de resina acrílica na área que fica em contato ao céu da boca e fios de aço que ficam a frente dos dentes.
Aparelho móvel estético
O queridinho do momento é um aparelho removível que é chamado também de aparelho móvel invisível, trata-se de um aparelho dental moderno, que não interfere na aparência de quem o usa pois quase não é visto, por isso o termo “estético”. Este aparelho está em alta e é encontrado em uma grande variedade de preços.
Leia mais sobre o alinhador estético aqui em nosso blog!
Aparelho móvel infantil
O aparelho dentário móvel infantil tem a mesma finalidade base do aparelho móvel para adultos. Como dito anteriormente, ele é mais utilizado entre crianças e adolescentes por agir na arcada dentária durante a sua formação, evitando assim complicações maiores futuramente.
Com a formação dos ossos da mandíbula e do maxilar na fase da criança até os 12 anos, o aparelho móvel de dente auxilia a fazer a correção sem exigir muita força, e com um tratamento realizado em um tempo menor do que na fase adulta.
Portanto, o aparelho móvel para criança só ajuda na formação dentária infantil, por isso é tão importante levar os filhos ao dentista desde novinhos.
Aparelho móvel – quanto tempo usar
Ao se questionar por quanto tempo usar o aparelho móvel, deve-se ter em mente as indicações do dentista que acompanha o seu tratamento. O aparelho móvel tem o tempo de uso necessário para cada correção que deve ser realizada.
Se tratando de contenção, o quanto tempo se usa o aparelho móvel também varia de acordo com o planejamento do dentista responsável. No início da sua utilização costuma-se indicar o uso diário de 24 horas por um período de 6 meses, após esse período, o especialista determinará o quanto prolongar esse procedimento, podendo ser até mesmo por um tempo indeterminado, porém com menos frequência de uso durante o dia.
Quais os riscos de não usar o aparelho dentário pelo tempo correto?
Pode ser que se você tentar usar o aparelho móvel depois de muito tempo sem ele, não consiga. Se tratando de contenção, os dentes podem apresentar após um período sem seu uso aberturas, desalinhamentos, e até mesmo problemas periodontais. O não uso, ou até mesmo o uso incorreto do aparelho pode causar dano a todo procedimento realizado anteriormente, perdendo assim a qualidade da mastigação mais uma vez, além da estética dentária que ficará comprometida novamente.
Aparelho móvel dói?
Você se pergunta se o aparelho móvel dói nos primeiros dias? Na verdade ele causa um incômodo que pode variar de acordo com a sensibilidade de cada pessoa, mas dor, ele não causa. É um tratamento também mais ameno do que o do aparelho fixo, mas mais uma vez lembrando, os dois possuem diferenciais e motivos variados para o uso, por isso não há como comprar qual o melhor, cada um tem uma função.
Sendo assim, se sua preocupação é a de que o aparelho móvel faz doer os dentes, não fique com isso na sua cabeça, pois ele é um tratamento leve de correção, ou contenção.
Como limpar o aparelho móvel
Limpar aparelho móvel é muito simples, já que ele pode ser retirado com facilidade. Todavia é preciso lembrar que é necessário cuidado e delicadeza para não danificar o aparelho.
Como limpar o aparelho dentário móvel
A limpeza pode ser feita com escova e pasta de dentes, ou com água e sabão neutro.
Como higienizar o aparelho móvel
Uma outra dica para aumentar a higienização, é colocar o aparelho em um copo com enxaguante bucal que tenha efeito antibactericida.
Cuidados com o aparelho dental móvel
Alguns cuidados com o aparelho móvel também podem ser levados em consideração como:
- tirar o aparelho para poder alimentar, isso o mantém limpo por mais tempo;
- só colocá-lo novamente na boca após uma boa higienização bucal;
- use a caixa para aparelho móvel, também conhecida como estojo para aparelho móvel toda vez que retirá-lo;
- e lembre-se: aparelho móvel precisa de manutenção, então continue a frequentar o dentista mesmo que seu caso seja de contenção.
Dúvidas frequentes sobre o aparelho de dente móvel
O aparelho móvel transparente é um aparelho removível?
Sim. Existe no mercado um modelo chamado alinhadores estéticos e eles são também removíveis.
O aparelho fixo é melhor do que o aparelho ortodôntico removível?
Não tem como comparar os dois como melhor ou pior, cada qual tem uma finalidade de tratamento.
Existe aparelho móvel inferior?
Sim. Inclusive uma pessoa pode usar aparelho móvel em cima e embaixo.
Pode usar aparelho móvel para dormir?
Sim. Pode dormir com aparelho móvel caso seja necessário e indicado pelo dentista.
Como colocar aparelho móvel?
O aparelho móvel é de fácil colocação, como ele é feito sob medida, ele se encaixa facilmente ao ser colocado nos dentes seguido de uma leve mordida. A primeira vez que será utilizado, o seu dentista mostrará como colocá-lo e também testará se ele está perfeito em sua boca.
Como tirar o aparelho móvel?
Para retirá-lo basta puxar levemente por um dos fios que ele desencaixará.
Como apertar o aparelho móvel?
Somente o dentista sabe como ajustar aparelho móvel, pois ele determina a pressão para o tipo de tratamento que é realizado.
É preciso usar o aparelho móvel depois do fixo?
Neste caso o chamamos de aparelho de contenção e ele tem uma função diferente, ele impede que os dentes saiam do lugar correto depois do tratamento com o aparelho fixo. Por isso é sempre indicado o uso do aparelho de contenção após o uso do aparelho fixo, e a quantidade de horas por dia a utilizá-lo será determinada pelo próprio dentista.
Se não usar o aparelho móvel os dentes voltam?
Há uma grande chance de voltarem para a posição incorreta e o tratamento ter que ser refeito. Por isso, é muito importante seguir a orientação de seu dentista.
Ainda com algumas dúvidas sobre o uso dos aparelhos? Então leia também aqui em nosso blog: Mitos e verdades sobre os aparelhos ortodônticos.