
Aparelho Ortodôntico – O aparelho dentário, seu uso e sua importância
Quem nunca teve medo quando jovem de ter um sorriso metálico? O aparelho ortodôntico que é visto como vilão para os adolescentes, é na verdade um dos primeiros passos que muitas pessoas têm em suas vidas da consciência da importância da correção dos dentes.
Sabemos que não deveria ser assim, o correto seria desde crianças aprendermos o hábito de cuidados bucais e fazer a cada 6 meses a visita ao dentista. Porém, os dentes tortos podem ser a salvação para aqueles que não convivem com esse tipo de costume em sua família e, obrigados por conta da má formação dos dentes, passam a ver com o tempo o quão benéfico o cuidado com o sorriso pode ser.
Nunca é tarde para começar, então que tal trazer seu filho para uma avaliação na dr.dents ou você mesmo começar a cuidar melhor de sua saúde bucal? É muito simples, entre em contato conosco que agendaremos o melhor dia e horário para você: 📞(27) 3535-3025 ou nos chame no WhatsApp: 📲 (27) 99811-3025.
Continue a leitura e conheça tudo sobre aparelho ortodôntico:
Como surgiu o aparelho dental
O primeiro registro de um aparelho de dente antigo, aconteceu no ano de 1728, ele era então chamado de bandô, e o termo ortodontia nem se quer existia. O formato desse aparelho era o de uma ferradura, o que nos leva a crer (embora não tenha sido confirmado) de que a expressão “dentes encavalados” surgiu também na mesma época pelo mesmo motivo.
Esse curioso aparelho para os dentes, foi exibido pelo francês Pierre Fauchard, dentista, em seu livro “O Cirurgião Dentista”. Este é o primeiro relato registrado do aparelho de dente, mas uma múmia encontrada em 1881, com idade aproximada de 3000 anos tinha em sua arcada uma tira de metal que prendia os dentes tortos da múmia. Não pode-se todavia afirmar que esse procedimento era para correção dos dentes.
A importância do aparelho de dente
A necessidade do aparelho para os dentes está na melhoria das condições de mordida. Ter o posicionamento correto dos dentes traz uma melhora para a respiração, mastigação, digestão, dicção e finalmente na saúde do paciente como um todo.
Portanto além do grande benefício estético de um lindo sorriso, o paciente também ganha saúde para sua vida.
Como funciona o aparelho ortodôntico
A forma que o aparelho beneficia a correção, depende do tipo do aparelho de dente utilizado.
Com uma explicação bem simples, podemos dizer que o aparelho móvel inibe ou estimula o crescimento do osso da arcada de forma correta, já o aparelho fixo coloca os dentes na posição correta para que a mordida seja perfeita.
O aparelho móvel por exemplo, costuma ser mais usado em crianças pois ele auxilia no crescimento correto dos ossos da boca. Porém, ele também tem a função de aparelho de contenção, onde é utilizado para que após um tratamento com o aparelho fixo por exemplo, os dentes não voltem para a posição incorreta.
Entendendo melhor como os aparelhos dentários fixos funcionam
Sabia que o osso (dente) não sai do lugar quando você usa o aparelho? Isso mesmo! Então como os aparelhos corrigem os dentes?
Imagine que entre o osso da gengiva e dente há uma espécie de “colchãozinho”, ele é na verdade um espaço cheio de fibras. Então seu dente fica em um espaço como se fosse uma “cama”, cercado de fibras entre sua raiz e a gengiva;
Essa fibra, é sempre mantida do mesmo tamanho sempre, nosso organismo já possui essa tendência;
Já que o osso não sai do lugar, os aparelhos agem nesse espaço, comprimindo as fibras quando coloca-se força nos dentes com o aparelho;
Ao se comprimir as fibras, o osso que está a apertando é “consumido”, lembre-se que as fibras não se alteram, então algo terá que se modificar, e neste caso é o dente;
O lado que ficou um buraco, não será preenchido com mais fibra, pois mais uma vez, ela não se altera. Então esse espaço é preenchido com mais osso! Seu organismo produz mais osso e assim o dente se ajeita em sua nova posição;
Esse processo de readaptação do dente, dura em média de 20 a 30 dias, que é o tempo que se leva para retornar ao dentista, ele fazer a checagem e aplicar uma nova força no dente.
A resina usada no aparelho fixo
A resina serve para fazer a “colagem” dos braquetes no dente. Serão tratados somente os dentes pelos quais o fio passa pelo braquete, e a força realizada pelo aparelho depende da posição em que é colocado o braquete no dente.
O aparelho móvel e sua correção
Para fabricar o aparelho móvel, o dentista terá que tirar um molde do seu céu da boca com uma massa que chama-se alginato. Retirado esse molde, é montado um outro com gesso para produção da parte acrílica do aparelho (a colorida).
Você já deve ter visto alguns aparelhos móveis com uma parte metálica próxima ao centro de acrílico, aquilo é o expansor, ele é colocado ali quando a correção necessita de alargamento do osso do palato. Já os fios do aparelho móvel, possuem o formato correto em que os dentes precisam ficar, impedindo deles irem para frente, formando uma “parede” e empurrando individualmente os que ficam atrás, caso haja necessidade.
Como saber se meus dentes estão corretos?
Não tem como você ter certeza sozinho que todos seus dentes e sua mastigação está correta, por isso é preciso a visita ao profissional. Na realidade é importante que se crie o hábito de ir ao dentista a cada 6 meses, independente de se ter um problema visível ou não, pois essa visita auxiliará em diversos fatores que impedirão o surgimento de problemas posteriores. Porém alguns dentes em posição errada são muito fáceis de perceber e isso é um indicativo de necessidade do uso do aparelho para o dente.
Para considerar uma mordida ideal, a boca deve ter um fechamento perfeito. Acredite, é muito difícil alguém ter os dentes perfeitos, sem precisar de uma correção com aparelho dentário. Pequenas coisas comuns como respirar pela boca podem desalinhar os dentes. Crianças que utilizam chupeta também tem a posição dos dentes comprometida.
As principais formações incorretas dos dentes
Mordida cruzada – quando a arcada inferior fecha à frente da superior
Sobremordida – a arcada superior fecha muito à frente da superior
Diastema – grande espaçamento entre os dentes
Apinhamento – dentes sobrepostos
Mordida aberta – quando a arcada está fechada, os dentes não fecham a mordida (fica espaço estre a parte de cima e a de baixo)
Desvio da linha mediana – ao olhar de frente a mordida, a minha central da parte superior e da inferior não se coincidem.
Tipos de aparelho de dente – tipos de aparelhos ortodônticos e suas funções
Tipos de aparelho fixo
Todo tipo de aparelho dentário fixo tem a principal função de colocar os dentes na posição correta para melhorar assim a mastigação. Conheça abaixo os diverso modelos:
Aparelho fixo metálico
Nesta categoria temos mais subdivisões de modelos de aparelho de dente. No aparelho fixo há uma aplicação de força para promover a movimentação dos dentes na arcada dentária de forma lenta, fazendo com que eles ocupem assim, o lugar correto para a mordida. Na fixação do aparelho usa-se os braquetes (colados um por dente), bandas e o fio metálico.
Quer sabe mais detalhadamente sobre os tipos de aparelho fixo? Então leia também o artigo: a função e importância do aparelho fixo.
Aparelho fixo autoligado
O aparelho dental autoligado, não utiliza das borrachinhas nos braquetes, tendo em seu lugar canaletas.
Aparelho fixo estético: o aparelho fixo transparente
Este modelo de aparelho transparente surgiu como opção para quem procura por um aparelho estético, que se aproxime da cor do dente, para ter assim uma aparência mais natural. Os tipos mais conhecidos de modelos de aparelho dentário estético são: aparelho de safira, aparelho de porcelana e aparelho de policarbonato.
Aparelho lingual
Conhecido também como aparelho invisível, o aparelho ortodôntico lingual tem seus braquetes no lado interno dos dentes, o que o torna mais difícil de ser notado.
Saiba mais sobre os modelos de aparelhos ortodônticos no artigo: tipos de aparelhos de dente.
Expansor Palatino
O aparelho expansor palatino possui a função de alargar o espaço do céu da boca, para assim poder realizar o tratamento de alinhamento dos dentes.
Tipos de aparelho móvel
Aparelho móvel
Este é um aparelho removível, que o paciente retira quando desejar ou precisar. Sua composição é de resina acrílica na área que fica em contato ao céu da boca e fios de aço que ficam a frente dos dentes.
Aparelho móvel estético
Também chamado de aparelho dentário invisível, trata-se de um aparelho não interfere na aparência de quem o usa pois quase não é visto, por isso o termo “estético”. Este aparelho está em alta no mercado, é o “queridinho” do momento.
Leia mais sobre o alinhador estético aqui em nosso blog!
Aparelho ortodôntico infantil
Em caso de pacientes com dente de leite, o uso do aparelho dentário móvel infantil é mais comum do que o fixo. Porém, cada caso deve ser estudado pelo dentista responsável para chegar então, na melhor opção para o paciente.
O aconselhável é que toda criança comece a avaliação para o uso do aparelho a partir dos 7 anos de idade, porém há casos até mesmo de influência psicológica que fazem com que o tratamento com o aparelho fixo inicie antes. A recomendação para o uso do aparelho ortodôntico fixo a partir dos 7 anos foi feita pela Associação Americana de Ortodontia, já que crianças menores não têm paciência para cuidarem direito da saúde bucal que será mais trabalhosa com o uso do aparelho de dente fixo.
Colocando aparelho
A forma de colocar cada tipo de aparelho é diferente. O aparelho móvel ortodôntico por exemplo é de fácil colocação. Feito sob medida, ele se encaixa facilmente ao ser colocado nos dentes seguido de uma leve mordida. O dentista mostrará a melhor maneira de encaixá-lo e retirá-lo da boca.
Se tratando de aparelho fixo, colocar aparelho nos dentes não é uma tarefa que se faz em casa. Para este modelo é preciso ir ao dentista que fará a aplicação e montagem do aparelho no dente, ajustando também a direção da força que deve ser feita para o tratamento.
Dentes com aparelho fixo também requer maior atenção na higienização e cuidados com a alimentação.
Peças do aparelho ortodôntico
Aparelho de dente móvel – feito com acrílico no formato da boca do paciente, a parte de fio de aço é presa por grampos, onde molinhas tensionam o fio e causam a pressão nos dentes. Para esse modelo é preciso a caixa para aparelho ortodôntico, para mantê-lo seguro quando retirado da boca.
Aparelho dental fixo – este é conhecido principalmente pelas borrachinhas de aparelho ortodôntico (ou elástico de aparelho ortodôntico), que possuem diversas cores e diverte a maioria dos jovens que gostam de ficar alternando as opções. Para a fixação do aparelho nos dentes usa-se os braquetes (colados um por dente), bandas e o fio metálico.
Cuidados com aparelho ortodôntico
Todos aparelhos ortodônticos devem ser higienizados conforme a orientação do dentista. Ter aparelhos nos dentes requer que atenção redobrada para que o aparelho não seja danificado e nem o dente comprometido, sendo assim, alertamos mais uma vez a importância do acompanhamento do profissional mesmo que você faça uso de um aparelho de contenção.
A limpeza do aparelho móvel por exemplo, é feita com escova e pasta de dentes, ou com água e sabão neutro. Pode ser também, colocado em um copo com enxaguante bucal que tenha efeito antibactericida para melhorar a higienização.
Para a limpeza de dentes com aparelho fixo, é preciso uma escova de dentes especial que possua canalito para alcançar melhor os braquetes e fazer sua limpeza, também é aconselhado o uso da escova interdental, responsável pela limpeza entre os arcos. E o fio dental para quem usa aparelho, necessita do passa fio que facilita o trabalho.
Especialista em aparelho dentário
Não é muita força que irá corrigir os dentes da maneira certa. Um bom profissional consegue aplicar o tratamento necessário de forma que não comprometa a dentição de seu paciente. Aqui na dr.dents temos excelentes dentistas especialistas de ortodontia.
Não tenha vergonha da boca com aparelho, com certeza você achará um modelo que combine com o seu gosto e o melhor de tudo: fará o tratamento em uma clínica especializada e com o dentista que coloca aparelho e realmente entende do assunto. Clique aqui e agende a sua avaliação, venha e tire todas as suas dúvidas!
Manutenção aparelho ortodôntico
A manutenção dos aparelhos é realizada pelo dentista responsável pelo seu tratamento. Somente ele saberá avaliar o que deve ser trocado e também o período que você deverá realizar o procedimento para ter a correção necessária dos seus dentes.
Exames para colocar aparelho
O que muitas pessoas não sabem, é que para qualquer colocação de aparelho, é preciso realizar anteriormente exames para avaliar as condições de sua arcada e poder fazer o procedimento correto. Então já sabe né? Para se ter uma maior confiança no trabalho que será feito, é preciso a verificação completa de sua saúde e condição bucal!
Aparelho fixo ou aparelho móvel, qual será o melhor? Leia aqui em nosso blog!