
Bruxismo Infantil: a criança com bruxismo precisa começar logo cedo o tratamento
O bruxismo é um problema que pode acometer pessoas de qualquer idade. Este tem como principal sintoma o ranger dentes infantil. Mas há alguns fatores que podem desencadear o bruxismo infantil.
Bruxismo infantil – causas
As crianças se tornam alvo dessa desordem do organismo quando estão passando por alguma crise que causam problemas emocionais. Esses problemas podem ser desencadeados, por exemplo, em momentos como entrada em uma nova escola, chegada de um irmãozinho, separação de pais, brigas entre amigos e irmãos ou outros.
O bruxismo em crianças
O ranger dentes da criança é mais comum do que se imagina. O bruxismo em crianças chega a atingir cerca de 19% da população infantil, um dado bem alarmante, mas que é passível de tratamento. E é necessário que os pais prestem atenção nos sintomas.
E ao perceber a criança rangendo os dentes, procure logo um médico que irá fazer os exames necessários, identificar as causas e partir para um efetivo tratamento para o bruxismo infantil. O dentista irá fazer alguns exames para melhor detecção do nível de comprometimento local. Um raio x será o primeiro exame, e caso seja necessário, haverá também a indicação para uma placa de mordida que medirá as alterações na mordida e sua força. Outro exame feito é a polissonografia, caso sejam detectados problemas durante o sono.
O bruxismo em crianças ocorre na maior parte durante a noite. No bruxismo noturno infantil, há um movimento involuntário da mandíbula enquanto a criança dorme, e pode também estar relacionado a problemas do sono.
Conheça mais sobre o bruxismo noturno e bruxismo diurno em nosso blog!
Neste caso, pode ser indicado o uso de uma placa para bruxismo infantil. Esta será colocada durante a noite para que diminua o atrito entre os dentes, evitando-se assim, o desgaste e possíveis dores que podem acometer os pequenos. A placa placa de bruxismo infantil será indicada pelo dentista, e irá ajudar a relaxar os músculos e será feito de acordo com a arcada dentária do paciente. Esta poderá feita de materiais como silicone ou acrílico, dependendo da necessidade e condições.
O problema também pode ocorrer durante o dia, neste caso, o bruxismo infantil diurno é considerado uma ação semi-voluntária. Dentre as principais causas do bruxismo infantil durante o dia está o uso de certos medicamentos.
Os pais devem estar atentos aos sinais, à ansiedade e irritação, já que o bruxismo pode indicar um problema bem maior. Além disso, o tratamento deverá ser feito por uma equipe multidisciplinar, já que deve-se tratar tanto os sintomas físicos quanto os psíquicos. Dentista, psicólogo e fonoaudiólogo são alguns dos médicos indicados
Mas porque isso ocorre? Sabe-se que a boca é um dos pontos principais do corpo, e é por ela que as crianças sugam e conseguem se alimentar. Num nível de inconsciente, é por ela que suas necessidades são resolvidas. Por isso, ao menor sinal de problemas, é comum observar a criança ranger os dentes.
Durante o tratamento para bruxismo infantil, é indicado que os pais também evitem dar certos alimentos para as crianças como chicletes, alimentos duros e que causem lesões, refrigerantes ou café. É necessário também que se esteja atento a rotina de cuidados dentários, que inclui a escovação diária, sempre após as refeições e ao dormir.
Não existe cura para o bruxismo, mas um tratamento adequado fará com que haja uma melhora na qualidade de vida.
Aproveite e faça uma consulta em família! Tudo fica ainda mais fácil para vocês e interessante para seu filho. Quer experimentar? Clique aqui e agende uma consulta na dr.dents, nós temos um espaço feito especialmente para receber os pais e as crianças em nosso consultório, além de um atendimento especializado para toda a família.