
Bruxismo: o que é bruxismo e seu tratamento
O que é bruxismo
O bruxismo é uma desordem funcional que pode ser verificado em pessoas com o hábito de ranger os dentes tanto pelo dia quanto durante a noite enquanto dormem. Tal desordem pode acarretar inúmeros males como o desgaste dos dentes, pressão, dor na face, comprometimento de ossos da face e gengiva e problemas na ATM (articulação temporomandibular).
Esse movimento de ranger os dentes muitas vezes não é notado, e por ser involuntário, muitas pessoas sequer sabem que que estão a sofrer do distúrbio, exceto pelos sintomas sentidos.
Há dois tipos de bruxismo, que podem ser diurnos (chamado comumente de briquismo) ou noturnos (o mais comum). O bruxismo infantil é bastante comum em crianças de até seis anos de idade e pode ser ocasionado também por estresses como mudanças de hábito, casa, escola ou qualquer coisa que altere sua rotina. Já na idade adulta, tanto homens quanto mulheres podem sofrer com o distúrbio, que diminui sua frequência com o avançar da idade.
O que te atrapalha ir ao dentista? Falta de tempo? Vergonha? Medo? Então clique aqui e agende uma avaliação na dr.dents, o seu dentista em Vila Velha, no melhor dia e horário para você, durante a consulta você poderá esclarecer tudo que te incomoda e tirar até mesmo alguns tabus de sua cabeça que te atrapalharam até hoje em cuidar melhor da sua saúde bucal e do seu sorriso!
Sintomas do bruxismo
Há alguns sintomas que são bastante comuns em quem sofre de bruxismo. Dentre eles podemos destacar:
– Desgaste dos dentes devido ao ranger constante. Esse sintoma é o mais evidente e o primeiro a ser observado. Alguns dentes podem ser fraturados com o movimento, soltos ou achatados durante o processo.
– Amolecimento dos dentes também é um sintoma bastante comum.
– Dores de cabeça e dores na mandíbula aparecem devido à pressão dos dentes. Isso também pode ocasionar cansaço ao mastigar.
– Dor e zumbido nos ouvidos também causada pelo desgaste.
– Dores no pescoço.
– Estalo e dificuldades em abrir e fechar a boca. Isso ocorre principalmente pela manhã nos casos de bruxismo noturno. Pode ocorrer também uma dificuldade em abrir a boca completamente.
– Distúrbios no sono.
Como diagnosticar o bruxismo
Os dentes deteriorados, fraturados ou com falhas podem indicar bruxismo dental. Outros sintomas indicados acima também podem ser observados. Nestes casos, faz-se necessário a consulta com um dentista ou o fonoaudiólogo. Os profissionais de saúde poderão verificar os sintomas apresentados e fazer uma avaliação clínica. Essa avaliação também poderá ser feita através de exames que mostrarão o real estado dos dentes.
Alguns dos exames que podem ser solicitados para um melhor diagnóstico incluem:
A polissonografia:
Este é um exame que mede toda a atividade cerebral, muscular e respiratória visando verificar distúrbios e alterações no sono. Esse exame também poderá identificar DTM (Disfunção temporomandibular e dor orofacial), além de distúrbios nos ouvidos e outras infecções e o bruxismo noturno.
Radiologia intra-oral:
Raio x da boca para que se possa observar fraturas e alterações da estrutura das mandíbulas. Esse exame também é usado para avaliar a situação geral da arcada dentária, identificando problemas nas raízes dos dentes, bem como diagnosticar possíveis lesões ao redor da raiz e cistos, dentre outras coisas.
Detecção de força de mordida:
Para a realização deste exame, o profissional irá colocar um molde bucal com sensores. Após o paciente morder a placa, poderá ser observado com o equipamento a força sofrida pelos dentes.
Após detectar o problema será indicado o tratamento para bruxismo.
Procurando por dentista em Vila Velha? Venha conhecer os profissionais da dr.dents! Entre em contato e agende sua avaliação: 📞(27) 3535-3025 ou nos chame no WhatsApp: 📲 (27) 99811-3025
Tratamento bruxismo
Muitos perguntam se o bruxismo tem cura. Infelizmente a resposta é não. Mesmo com os avanços da medicina, não há um tratamento que cure de vez esse mal. Mas vários tratamentos podem ser utilizados para uma melhora na qualidade de vida do paciente e também para evitar que a situação geral piore.
Dentre alguns dos tratamentos indicados, podemos destacar os seguintes:
– Uso de placa para bruxismo:
Esse é um dos tratamentos mais comuns. As placas podem ser rígidas (feitas de acrílico) ou flexíveis. Feitas de acordo com o formato da boca, as placas visam reduzir o atrito entre os dentes. A placa de mordida ou miorrelaxante também pode ser feita de silicone, mas a mais indicada é a de resina acrílica rígida.
– Aparelho para bruxismo:
O aparelho utilizado para o tratamento ortodôntico também pode ajudar a controlar os sintomas do bruxismo. Isso acontece quando o a paralho passa a melhorar o posicionamento dos dentes.
– Fazer exercícios na boca:
Esse tratamento é indicado para os casos mais leves e devem ser feitos de acordo com a indicação do médico. Em alguns casos é indicado também o tratamento com um fisioterapeuta.
– Tratamentos psicológicos:
Por se tratar de um problema que possa ter causas emocionais, há casos em que há uma indicação de tratamento psicológico para minimizar os efeitos da ansiedade ou TOC (transtorno obsessivo compulsivo).
Como é uma doença que se manifesta devido a vários fatores, podem ser indicados tratamentos complementares que visam controlar o estresse e ansiedade como:
– Meditação e yoga (com esse tratamento o corpo irá relaxar e reduzir o bruxismo).
– A acupuntura é uma medicina chinesa que pode auxiliar no tratamento. Isto porque ajuda no controle das dores, fazendo com que o paciente fique relaxado e o sistema sanguínio circule normalmente..
Dicas gerais para quem tem bruxismo
Procure visitar seu dentista pelo menos a cada seis meses. Um bom diagnóstico e tratamento será possível se se criar um hábito de visitar o dentista e verificar a saúde bucal constantemente. Esse hábito fará com que problemas maiores possam ser evitados. Além disso poderá evitar a perda de dentes ocasionada pelo bruxismo.
Deve-se manter a saúde bucal sempre em dia. Indica-se escovar os dentes diariamente por pelos menos três vezes ao dia , utilizando uma boa escova e pasta de dentes. Finalizar com o uso de um fio dental e, se possível, um enxaguante.
Ao observar os sintomas principais do bruxismo, indica-se evitar mastigar alimentos ou materiais que possam machucar a estrutura dos dentes ou causar maiores danos como: alimentos duros, pontiagudos, materiais como lápis e tampas, uso constante de chicletes.
Por fim, praticar exercícios regularmente e manter uma alimentação saudável é uma boa maneira de manter não só a forma como a saúde em geral. Esse hábito pode evitar problemas emocionais ou estresses e ajudar a regular o organismo. Manter a mente sã é uma forma de evitar a ansiedade e outros problemas que acarretam o nervosismo e o bruxismo.
Compartilhe esse artigo entre os amigos para que eles também possam ser informados sobre como tratar bruxismo.
Nós da dr.dents estamos aqui para te ajudar a entender melhor sobre saúde bucal e realizar todos os procedimentos necessários para cuidar de você e de sua família. Entre em contato conosco e agende a sua avaliação: 📞(27) 3535-3025 ou nos chame no WhatsApp: 📲 (27) 99811-3025