
Dente com cárie – A cárie dentária e o risco à saúde: Leia aqui tudo sobre cárie
Pode parecer até um pouco exagero falar assim, mas é a verdade: a cárie dentária é considerada um problema de saúde pública, sendo a segunda doença mais comum no mundo. E o que mais preocupa é que nem sempre se nota os sinais de cárie, e muitas pessoas só procuram atendimento quando já estão com dor de dente e a doença passou para um nível mais avançado.
Sendo assim, torna imprescindível a conscientização sobre como evitar a cárie, os tratamentos de prevenção e os bons hábitos de higiene e saúde. Se seu caso é a preocupação com o gasto com dentista, saiba que é muito mais barato e menos doloroso manter seus dentes na saúde perfeita, fazendo uma visita a cada 6 meses ao dentista, do que gastar posteriormente com um tratamento emergencial e se expor ao risco de desenvolver problemas até mesmo cardíacos.
Por falar em manter a saúde em dia, já consultou o dentista esse semestre? Ainda não? Clique aqui, agende uma consulta ou sua avaliação com um dos dentistas da dr.dents! Estamos atendendo com a nossa unidade em Vila Velha – ES.
Quer conhecer um pouco mais como se forma a cárie, seus sintomas, causas e como é o tratamento da cárie? Então continue a leitura deste artigo feito especialmente para você que quer saber tudo sobre a cárie:
O que é cárie
É complexo explicar o que é cárie dental, pois há diversos fatores que causam o aparecimento das cáries.
A cárie é uma doença infecciosa multifatorial, isso significa que para que ela se desenvolva é necessário que haja uma série de fatores favoráveis ocorrendo ao mesmo tempo (são fatores de fácil acontecimento para quem não possui uma higiene bucal adequada). Ela geralmente tem uma progressão lenta, e se não receber o tratamento devido progredirá até destruir toda a estrutura dentária de uma pessoa.
Embora possa se passar um tipo de bactéria causadora da cárie de uma pessoa para outra, não pode-se afirmar que ela é transmissível, pois para sua ação é preciso que o recipiente tenha placas dentais, sacarose e outros fatores, por isso ela é considerada multifatorial, como descrito acima.
Pode-se afirmar também que, o biofilme dental (a placa nos dentes) é um fator muito importante para a formação da lesão da cárie, portanto a cárie surgirá em dentes que possuem placas estagnadas, mas também ele não é o único fator essencial para que apareçam os dentes cariados. Entenda mais abaixo:
O que causa cárie
Em uma explicação mais do que básica, a cárie de dente é causada pela má alimentação de uma pessoa, a falta de higiene bucal, de prevenção básica e também a restrição ao acesso à água fluoretada. Esses fatores causam a desmineralização da estrutura dental ao longo do tempo, proporcionando a ação das bactérias causadoras da cárie bucal.
Para que a cárie apareça, é necessário que hajam fatores básicos que favoreçam seu surgimento, chamados de fatores determinantes:
- Dente e saliva (hospedeiros) – O dente é onde há a manifestação da doença. Dentes com má formação estão mais propensos a serem atingidos pela cárie, pois criam com maior facilidade a placa, por serem mais difíceis de limpar. Mas, não entenda que somente dentes com problemas de formação estão sujeitos à cárie, eles apenas possuem uma maior facilidade de desenvolverem. Já a saliva possui fosfato e bicarbonato, neutralizantes dos ácidos produzidos pelos microrganismos, ela funciona como uma autolimpeza dos dentes e ainda por cima é antibacteriana.
- Microrganismos – a boca possui diversos tipos de microrganismos, mas poucos deles são os que causam a cárie. Essas bactérias têm a capacidade de adesão às paredes dos dentes. Conheça um pouco mais sobre os microrganismos em nossa boca no artigo sobre estética bucal, em nosso blog.
- Dieta – As bactérias causadoras da cárie também possuem uma dieta preferencial, pois esses microrganismos cariogênicos precisam de energia que se origina da fermentação de determinados alimentos para assim sobreviverem. A frequente ingestão de carboidrato e açúcares ajudam no processo de desenvolvimento dessas bactérias.
- Tempo – Tendo o local perfeito, com a estrutura e a dieta perfeita, basta o tempo para assim começar o desgaste do dente. O processo de desmineralização nas condições descritas acima se inicia.
As bactérias da cárie
A bactéria mais comum causadora da cárie é da família Streptococcus, sendo mais preciso a Streptococcus mutans. Mas, não é a única, podemos destacar também a Streptococcus sobrinus e a Lactobacillus. Todas são classificadas como bactérias cariogênicas, que produzem ácidos ao fermentar carboidratos e sobrevivem em meio ao ácido.
Como as bactérias causam cáries
O que causa as cáries como descrito acima é todo um processo de ambiente propício ao desenvolvimento das bactérias cariogênicas, que por sua vez desmineralizam os dentes com seu ácido produzido que destrói de pouco a pouco toda estrutura dentária.
Cárie nos dentes – Dados do Brasil
Conforme estudo divulgado na Scientific Electronic Library Online, realizado por Paulo Capel Narvai, Paulo Frazão, Angelo Giuseppe Roncalli e José Leopoldo F. Antunes, aponta-se que nas três últimas décadas nos países desenvolvidos houve um declínio na prevalência da cárie. Todavia, nestes mesmos países é possível ver a diferença dos dados presentes em regiões onde não há o mesmo trabalho da área da saúde, ou seja, a desigualdade até mesmo no atendimento da saúde populacional acentua os problemas de saúde bucal em determinadas regiões que não são instruídas adequadamente pelas autoridades.
As políticas adotadas para a conscientização da importância da higienização bucal no Brasil têm surtido efeito positivo nos últimos anos, em dados da OMS, o Brasil passou de índice moderado em 2003 para o grupo de baixa prevalência de cárie em 2010. As regiões: Nordeste, Sudeste, Centro-Oeste e Sul tiveram seus níveis mais baixos de 2003 à 2010. A única região que apresentou um aumento de casos foi a região Norte. E embora seja favorável a estatística, nosso país não foge do modelo dos demais países desenvolvidos, onde uma parte da população (principalmente as zonas mais humildes e de baixa renda) sofrem a desigualdade quanto a informação e tratamentos e aglomeram ali o foco do problema de saúde bucal.
Os dados da pesquisa realizada em 2010 mostra que a cárie dental ainda continua sendo o principal problema de saúde bucal do brasileiro, sendo que 56% das crianças com 12 anos são atingidas pela doença.
Nos adultos os tratamentos de restauração de dente com cárie vem substituindo o costume de extrair o dente cariado, diminuindo em 70% o uso de prótese entre esse grupo por causa da ação da cárie nos dentes.
O início de cárie
A cárie inicial é na verdade o começo da destruição do revestimento dos dentes. Um dente com cárie inicial, não é o “dente com buraco” ou “dente podre” como é popularmente denominado, por isso não é tão simples o processo de como identificar uma cárie sem a ajuda de um profissional.
Essa ação de destruição do esmalte do dente se apresenta como manchas brancas nos dentes – também chamada de cárie branca – e não com a cavidade escura como muitos imaginam.
Esse processo de destruição acontece diariamente, então o começo da cárie é uma desmineralização dos dentes, de maneira indolor e lenta. Ao se ver no dente o pequeno pontinho preto, que chamaríamos de cárie pequena, é na verdade a presença já da cavidade fruto de uma ação diária das bactérias nos dentes que não foram bem cuidados.
Estágios da cárie
Cárie incipiente
É quando a bactéria inicia a produção de ácidos na placa bacteriana, ele irá começar a destruir o esmalte dos dentes, trata-se do primeiro estágio da cárie. Pequenas manchas brancas aparecerão nos dentes e ainda não há nenhuma cavidade aparente. Nesta fase não há necessidade de restauração.
Cárie de esmalte
Com o tempo se a placa dentária não é removida, o ácido da bactéria começa a criar cavidades no esmalte do dente, assim aparecem os pontos escuros. Uma curiosidade para você poder imaginar o poder desse ácido que corrói o esmalte: o esmalte do dente é a parte mais dura do nosso corpo, a ação do ácido com o tempo o tão forte que consegue destruí-lo. Neste estágio também não se sente dor, porque o esmalte não tem terminações nervosas.
Leia também em nosso blog sobre a importância da profilaxia dental para evitar problemas de saúde bucal.
Cárie de dentina
A cavidade do dente passará a aumentar mais rapidamente e as dores começarão a surgir pois a dentina (camada após o esmalte do dente) foi atingida, e ela possui terminações nervosas. Os dentes ficarão sensíveis ao quente e frio e tudo incomodará.
Infecção pulpar
Neste ponto a cárie chegou ao ponto grave. Atingirá a polpa do dente, causando dores intensas e até mesmo abcesso (pus) e a única forma de salvar o dente neste estágio é o tratamento de canal.
Tipos de cárie
Cárie coronária
É o tipo mais comum da cárie, pode ocorrer nas superfícies da mastigação ou como cárie entre os dentes. Propensa a acontecer em qualquer idade.
Cárie radicular – Cárie na raiz do dente
Ao envelhecer, por retração da gengiva as raízes dos dentes começam a aparecer, onde não há esmalte dos dentes para proteção. Nesta parte a cárie perto da gengiva costuma ocorrer com maior facilidade.
Cárie recorrente
É o tipo de cárie que ocorre próxima às áreas de tratamentos bucais, como: coroa e em volta de restaurações. O motivo é o acúmulo de placa maior nessas regiões.
Sintomas de cárie
Como dito anteriormente, é muito difícil perceber o início da doença, por isso os primeiros sintomas da cárie são percebidos na maioria das vezes pelos dentistas. Então se você se pergunta: “como saber se estou com cárie?”, nosso conselho é procurar um especialista que somente ele saberá avaliar adequadamente a situação de sua saúde bucal. Quanto antes diagnosticado, mais fácil o tratamento, portanto, alguns sintomas relacionados abaixo já podem indicar uma cárie profunda:
lesões brancas nos dentes;
aumento da sensibilidade dos dentes;
cavidades perceptíveis;
dor de dente.
A dor de cárie ocorre quase que durante todo o tempo e principalmente ao morder os alimentos, pois os dentes estão muito mais expostos, danificados e sensíveis.
Contudo, é importante relembrarmos que não devemos acreditar apenas no que sentimos os vemos, a cárie oculta, ou cárie interna nem sempre causa dor até deteriorar todo o interior do dente e comprometer a saúde bucal, por isso seja responsável e tome cuidado com a higienização dos dentes, e mantenha em dia sua visita ao dentista.
Tratamento de Cárie – Como tratar cárie
Seja em adulto, criança ou adolescente, quanto antes a cárie for notada e tratada, mais fácil e indolor é o procedimento. Para se ter uma ideia, os tratamentos para a cárie em sua fase inicial dispensam até mesmo anestesia por ser de fácil remoção. O procedimento de retirar cárie é chamado de restauração, e você pode conferir como ele funciona logo abaixo.
Como tirar cárie do dente – Restauração dentária
Para tirar cárie do dente em estágio inicial usa-se uma espécie de colher, chamada cureta. Com ela raspa a cárie dos dentes em pequenos fragmentos, não causa dor e não precisa de anestesia;
outra forma de como remover cárie em fase inicial é com um gel, que amolece e destrói a cárie;
já como tratamento de cárie profunda, é necessário a utilização de materiais mecânicos com brocas. Eles cortam, desgastam e dão forma aos dentes;
tratamentos com raios laser também podem auxiliar na remoção da cárie.
O tratamento de remoção da cárie também é chamado de obturação do dente, e para finalizar após a limpeza do dente é aplicada a resina para preenchimento do espaço limpo e depois passa-se a lixa para ajusta-la à altura do dente.
Em casos mais graves, onde há pus na polpa do dente, o tratamento de canal é o mais indicado. Para ter certeza qual o melhor procedimento de cada caso, é preciso um estudo do dentista responsável.
Cárie Infantil – A preocupação com a criança com cárie
Vimos na pesquisa apresentada pela OMS que as crianças são as grandes vítimas da cárie. O dente de criança com cárie surge pelos mesmos motivos que em um adulto, portanto a lesão cariosa, ou os famoso “dente podre infantil“, aparece pela falta de cuidados dos pais com os seus filhos, pode ser por falta de informação, ou de jeito de lidar com os caprichos e teimosias da fase infantil.
O que causa cárie nos dentes nessa idade? Doces são os principais vilões. Até porque não é de costume escovar os dentes todas as vezes que se chupa uma bala ou toma um sorvete não é mesmo? Mas saiba, que não é o correto. Há também a falta de preparo para instruir a criança da forma correta de escovar os dentes e de usar o fio dental, o que também pode ser facilmente resolvido através das consultas ao dentista.
Crianças podem e devem frequentar os consultórios dentários a cada 6 meses, a rotina criará o hábito e tirará o medo de dentista que muitas desenvolvem sem nem conhecer os procedimentos padrões.
As crianças geralmente não reclamam de dor de dente, e nem sempre o sente, mas o tratamento pode ser muito incômodo para elas, desta forma é importante sempre que os pais estejam atentos para que a situação não chegue a este nível. Os sintomas são os mesmos que nos adultos, e quando ocorrer a dor de dente provavelmente a doença já estará avançada.
Cárie infantil – Como tratar cárie em crianças
A forma de como tratar a cárie infantil pode ser algo indolor, ou não. Dependerá muito do estágio da cárie na boca da criança. Para a remoção de cárie do dente de leite, poderá ser sugerido desde uma restauração, canal ou até mesmo a extração do dente. O procedimento será estudado pelo dentista e ele dirá qual a melhor opção de acordo com o caso.
Como evitar cáries – Prevenção da cárie
Antes de se perguntar em como acabar com a cárie, a forma mais fácil é a prevenção, ela evita qualquer dor desnecessária causada pela ação da cárie ou do tratamento mais invasivo devido aos danos causados pela bactéria. Se você quer saber como prevenir a cárie, a dica é a mesma que reforçamos em todos os artigos aqui escritos e até mesmo ao decorrer desse texto: procure sempre realizar consultas com seu dentista a cada 6 meses. Alem de você se precaver de outras doenças bucais, você assegura uma limpeza completa dos dentes, que sozinho não conseguiria fazer.
Outro ponto, mas não menos importante, que ajuda a prevenir a cárie é realizar a escovação e higienização dos dentes de forma correta. Se você tem dúvidas, não tenha vergonha, pergunte ao dentista a forma correta de escovar, peça indicação de pasta dental, tipo de escova, se você precisa de alguma complementação de flúor, enfim, tenha esse cuidado com você mesmo. Garantimos que vale a pena.
Perguntas frequentes sobre a cárie no dente
Buraco no dente é cárie?
Cavidade nos dentes provavelmente é cárie. E está em um estágio que não é considerado mais tão leve. É importante que se procure um dentista o quanto antes para não correr o risco de infecção.
Como tirar cárie sozinho?
Não há forma de como acabar com cáries por conta própria. Elas são bactérias que já destruíram uma parte de seu dente e devem ser retiradas por aparelhos específicos manuseados por um especialista. E é claro, necessita de um preenchimento com o material correto na área que foi limpa para que o interior do dente não fique exposto.
Como tirar cárie dos dentes?
A única pessoa capaz de responder essa pergunta precisamente é o dentista. Ele avaliará o seu caso e dirá como será o procedimento de retirada da cárie de seus dentes.
Como tirar cárie em casa?
Não é possível retirar a cárie em casa. O procedimento é realizado em um consultório ou clínica odontológica com toda a segurança de higiene e os materiais necessários para a remoção adequada da bactéria causadora da cárie.
Por que a escovação ajuda a prevenir as cáries?
A escovação auxilia a prevenir pois juntamente com a higienização correta, ela impede que se acumule placas bacterianas nos dentes. Portanto, se a bactéria não tiver condições de ficar presa ao dente, ela não o danifica com o ácido que produz.
O que fazer com crianças com dentes cariados?
Se a criança chegou ao ponto de apresentar visivelmente as cáries nos dentes, é importante que se marque o mais rápido uma consulta com o dentista, pois pode haver a infecção do dente e isso pode causar além de dor, trauma à criança.
O dente cariado dói?
Nem sempre. Depende do estágio em que a cárie se encontra. O esmalte do dente não possui terminações nervosas, então enquanto a ação da cárie está somente na superfície, não há dor, mas quando ela começa a aprofundar no dente e atingir a dentina, ou até mesmo a polpa do dente, as dores são recorrentes e muito fortes.
Cárie em criança com dente de leite é preciso cuidar?
Sim! Não é porque o dente irá cair que não se deve ter cuidado. A cárie infantil é tão grave que pode ser necessário até mesmo tratamento de canal na criança. Não queremos que chegue a esse nível não é mesmo?
Tirar cárie dói?
Depende. Nos primeiros estágios não, tanto que não se usa nem anestesias para o tratamento. Em casos mais avançados, assim como quando criam-se abcessos a dor maior é por conta da infecção e não do tratamento, pois o canal será realizado com anestésicos.
Espero que você tenha compreendido como a cárie se desenvolve, o que é cárie dentária e o motivo pelo qual é tão importante realizar o tratamento. Nossa ideia é de te passar a conscientização de que tudo pode ser resolvido de forma simples, e principalmente: pode ser evitado! Nós da dr.dents queremos que você tenha o sorriso perfeito! Estamos aqui para te atender, entre em contato conosco!