
O Que Causa Mau-Hálito? O constrangimento da halitose
Quase todo mundo já passou por uma situação semelhante e sofreu com o mau-hálito. Seja o seu próprio ou daquele colega que está ao lado. O fato é que a halitose, também conhecida como bafo, é um problema mais comum do que se imagina, atingindo boa parte da população brasileira. Conheça um pouco mais neste artigo sobre o que causa mau-hálito.
Há quanto tempo você não passa pelo dentista? Sabia que é necessário uma visita a cada 6 meses para manter a saúde bucal em dia? Reserve um tempinho para se cuidar e agente sua avaliação em nossa clínica odontológica em Vila Velha: 📞(27) 3535-3025 ou nos chame no WhatsApp: 📲 (27) 99811-3025
Quase 40% dos brasileiros sofrem ou sofrerão com halitose em algum momento de sua vida. Esses são dados da Associação Brasileira de Pesquisas dos Odores Bucais. E muitos não percebem que o possuem. E há várias causas para o mau hálito, confira:
Causas do mau-hálito e como evitar o mau-hálito
Há vários fatores que podem desencadear e, ao contrário do que se pensa, a grande maioria está relacionado aos maus-hábitos de limpeza dentária e não somente aos problemas estomacais. Vale salientar que muitos casos poderiam ser evitados apenas com uma escovação e profilaxia adequadas com a boa escova de dentes, um bom creme dental e enxaguante bucal sem álcool. Essa é uma boa e simples maneira de acabar o mau-hálito.
O processo de escovação dos dentes, gengivas e língua evitaria a saburra lingual, por exemplo. A saburra é aquela camada branca que se acumula no fundo da língua e que pode indicar ou desencadear problemas maiores. As bactérias que se alimentam dos restos de comida podem se acumular ali e causar o mau cheiro que pode se tornar cada vez mais intenso.
Outra causa do mau-hálito é a placa bacteriana. A placa é uma película incolor que também é causada pelo acúmulo de restos de alimentos e que deve ser retirada diariamente através da escovação. Desta maneira evita-se não só o mau cheiro, mas também outros problemas como a gengivite, a cárie e o tártaro.
A importância da visita ao dentista a cada 6 meses também se aplica para esta finalidade, pois o que não é retirado durante a escovação normal, será removido em uma limpeza completa feita por um profissional.
Algo que parece inofensivo, mas que deve ter uma atenção redobrada é a boca seca. A ausência da saliva faz com que os resíduos fiquem aglomerados na região. Esses resíduos podem vir de substâncias presentes em cigarros e remédios por exemplo.
O jejum alimentar também pode contribuir para que haja uma diminuição da saliva. Neste caso, a sugestão é manter-se bem hidratado tomando bastante água. Aconselha-se evitar alimentos como carnes vermelhas, refrigerantes, além do álcool e cigarros. Todos esses contribuem para que haja uma maior descamação das células bucais e consequente transformação em enxofre.
E se há aqueles alimentos que podem causar problemas de saúde, há também aqueles que são aliados para uma boa saúde não só bucal mas de todo o corpo. Frutas como maçã e verduras como a cenoura ajudam na “limpeza” da boca. Beber cerca de dois litros de água por dia ajuda o organismo a produzir a saliva.
Como dissemos, a grande maioria dos problemas de mau-hálito está ligada à maus-hábitos. Mas há também uma pequena parcela que pode ser indicada por problemas mais sérios como refluxo, diabetes e doenças hepáticas. Quem tem problemas de úlcera também pode ter um mau-hálito estomacal.
Como eliminar o mau hálito neste caso? Problemas ocasionados por doenças devem ter o acompanhamento médico adequado. Somente um profissional poderá indicar a medicação correta para que sejam identificadas as causas e tratados corretamente.
Procurando por uma clínica odontológica em Vila Velha? Venha conhecer os dentistas da dr.dents! Entre em contato e agende sua avaliação: 📞(27) 3535-3025 ou nos chame no WhatsApp: 📲 (27) 99811-3025