
Cirurgia Guiada – A cirurgia sem corte!
Quem não tem medo de cirurgia para implante dentário? Afinal de contas, ninguém gosta de sentir dor não é mesmo? Porém a tecnologia tem beneficiado (e muito) os procedimentos de cirurgia de implante de dente, permitindo assim ações menos invasivas e com uma recuperação muito mais rápida e menor dor ao paciente.
Neste conceito, encontramos a cirurgia guiada para implantes, onde além dos benefícios citados acima ela também otimiza os resultados protéticos. Você precisa de implantes dentário? Aqui na dr.dents nós temos o processo de cirurgia guiada, que minimiza o impacto do tratamento e garante o seu sorriso perfeito e saúde bucal. Quer tirar todas suas dúvidas com um especialista? Então clique aqui e agende sua avaliação!
Para entender melhor como funciona a cirurgia guiada que realizamos aqui na dr.dents e sua diferença quanto a convencional, continue a leitura:
Cirurgia dentária para implantes convencional
A cirurgia de implante dental convencional, conta com uma tomografia computadorizada onde o cirurgião planeja o que fará durante a cirurgia para que não haja imprevistos. A anestesia utilizada para o procedimento é a mesma que se usa para tratar a cárie por exemplo e, o principal ponto que difere da cirurgia guiada, é que aqui é realizada uma incisão (corte) com o uso do bisturi para assim o especialista poder ver toda a área óssea onde pretende aplicar o implante.
Após colocada a base do implante, a gengiva do paciente é suturada para uni-la novamente.
Pontos de destaque deste tratamento que difere do da cirurgia guiada:
Há maior sangramento por necessitar do corte com bisturi;
A recuperação é mais demorada pois a área da cirurgia é maior;
É preciso aguardar 2 meses para colocar o dente em procedimentos realizados na região inferior;
É preciso aguardar de 3 à 4 meses para colocar o dente em procedimentos realizados na região superior;
Em casos onde o paciente tenha boa qualidade óssea, pode fazer o procedimento de carga imediata, onde é colocado o dente provisório horas depois da cirurgia.
Vale ressaltar que o paciente não sairá do consultório sem dentes, porém utilizará modelos temporários até a base estar perfeita para a integração dos dentes definitivos. A cirurgia de implantes dentários tradicional demanda um maior tempo de recuperação e são mais invasivas.
Cirurgia Guiada – A cirurgia de implante dentário sem corte
A cirurgia guiada é destaque quando o assunto é tecnologia e reabilitação. Ela só se tornou possível devido ao avanço tecnológico que permite uma melhor aquisição de imagens além de softwares de alta performance para um planejamento mais preciso e detalhado.
Neste procedimento de cirurgia guiada para implante, todos os passos são elaborados no computador, descartando assim a necessidade do corte do bisturi para verificação da área óssea do paciente. Isto é possível pois a tomografia para a cirurgia guiada é muito mais detalhada permitindo a análise do cirurgião sem precisar abrir a gengiva do paciente.
Por meio da tomografia computadorizada é possível verificar os detalhes anatômicos, a espessura da gengiva, a anatomia do osso e também como ficará o resultado com o implante, assim obtendo todo o histórico para a cirurgia, o que permite a instalação dos implantes nos locais corretos de acordo com o estudo de planejamento.
Este procedimento pode ser realizado para implantes parciais como completos. Veja os pontos principais da cirurgia guiada:
Técnica minimamente invasiva;
Possibilidade de visão para um posicionamento de implante mais correto com as imagens e assim torna-se mais eficiente;
Não há incisões (cortes);
Não há descolamento de fibromucosa;
Menor sangramento;
Pós-operatório mais tranquilo;
Cirurgia mais rápida;
Os dentes são colocados no mesmo instante da cirurgia;
Os implantes são colocados na boca do paciente por meio de pequenos furos, sem precisar cortar a gengiva e depois suturar.
Cirurgia Bucal – cuidados necessários antes do procedimento
Nunca guarde dúvidas sobre o procedimento, pergunte tudo que for necessário ao seu cirurgião dentista;
A taxa de sucesso é de 98%, ou seja, embora seja muito raro haver problemas, é importante que você esteja ciente de quais são eles, desta forma, pergunte ao cirurgião;
Não é necessário jejum no dia da cirurgia, ao contrário, é aconselhável que se alimente algumas horas antes. Claro, procure sempre uma refeição leve e saudável.
Cirurgia de Implante – cuidados pós-cirurgia de implante dentário
As refeições das próximas 12h serão líquidas e geladas, sendo que após este período alimentos pastosos poderão ser consumidos até a conclusão de 24h;
Mantenha o limite na alimentação por alguns dias por conta da cirurgia, embora ela seja minimamente invasiva é importante lembrar que você pode se machucar durante a mastigação de alimentos mais pesados;
Embora o tempo estabelecido seja esse acima, sempre consulte seu cirurgião para a ter certeza, pois esse prazo pode mudar de acordo com a situação de saúde de cada paciente;
A noite de sono deverá ser com a cabeça mais elevada do que o restante do corpo;
Não é bom ficar cuspindo e nem realizar bochechos, pois isso dificulta a coagulação do sangue;
Pessoas que não trabalham fazendo esforço físico nem expostas ao sol, podem voltar às suas atividades no dia seguinte a cirurgia;
Não é porque a cirurgia correu bem que você deve esquecer de retornar ao dentista, ao contrário. É necessário o cuidado para que não haja infecção por alimentos e bactérias na região da cirurgia, por isso também tenha atenção redobrada com a higiene bucal.
Quem cuida da cirurgia guiada em implantodontia?
Implantodontistas, periodontistas e buco-maxilos podem realizar essa cirurgia. Na dr dents você encontra especialista em implantes para realizar esse e outros procedimentos, quer conferir? Clique aqui e agende uma avaliação, faça todas as perguntas que desejar!
A cirurgia de implante dentário dói?
Não é um procedimento que cause dor. Durante a cirurgia o paciente não sentirá dor, pois estará medicado para isso, e após o procedimento medicamentos serão receitados para que o incômodo seja o mínimo após a cirurgia.
Qualquer circunstância que fuja da normalidade deve ser atendida como emergência pelo dentista responsável.
Cirurgia guiada de implante – Quem não pode fazer?
Quem irá especificar com certeza esse tópico é o próprio profissional, pois embora muita gente não saiba, mesmo que tem diabetes ou alguma doença crônica pode realizar o tratamento caso tenha uma saúde sob controle e com acompanhamento médico. Porém há alguns fatores que impedem a realização da cirurgia de implante, são eles:
Usuários de medicamentos que inibem a remodelação óssea, como os de classe dos bisfosfonatos;
Jovens que ainda não desenvolveram por completo seu crescimento ósseo, pois os dentes precisam acompanhar o crescimento da face e, os implantes não mudam de lugar.
Portanto, fica aqui nosso convite da dr.dents para você conhecer melhor sobre o nosso sistema de cirurgia guiada! Agende agora mesmo sua avaliação e permita que nosso dentistas te expliquem como todo o procedimento funciona e se o implante é uma boa solução para o seu caso.