
Como limpar a boca do bebê: cuidados com a dentição do bebê e antes dela
Os pais ficam fascinados com a chegada de seu bebê. A primeira infância é um período marcado de descobertas sobre os pais aprenderem a cuidar de um novo ser e introduzi-lo ao mundo. Os cuidados devem ser sempre redobrados no que diz respeito à saúde como um todo. E um dos primeiros cuidados que devem ser adicionados à rotina do bebê é a introdução de um hábito de higiene bucal e observação da dentição do bebê.
Ensinando desde cedo os cuidados necessários para manter a saúde bucal, fica-se mais fácil evitar problemas de saúde ligados à falta de higiene. Mas como fazer quando a dentição do bebê ainda está se desenvolvendo? Os pais devem consultar um dentista para que ele auxilie nos procedimentos e ensine o passo a passo, tirando dúvidas sobre qual a melhor escova de dente para o bebê e outras dúvidas bastante comuns.
Aproveite e faça uma consulta em família! Tudo fica ainda mais fácil para vocês e interessante para seu filho. Quer experimentar? Clique aqui e agende uma consulta na dr.dents, nós temos um espaço feito especialmente para receber os pais e as crianças em nosso consultório, além de um atendimento especializado para toda a família.
Como limpar a boca do bebê
Nos primeiros meses surge a primeira dentição. Antes de mais nada, é preciso que se saiba que antes de surgirem, os dentinhos já estão lá desde antes do nascimento. Mas, somente por volta de três a doze meses, é que começam a surgir de fato os primeiros dentes do bebê. Aqui vai um alerta: caso não nasçam dentes antes dos doze meses, é indicado que se procure um médico para verificar se há algum problema com relação a isso.
É comum que muitos pais tenham dúvidas sobre quando começar a escovar os dentes do bebê. Alguns dos sintomas de dente nascendo em bebe são a presença de baba, leve febre ou diarreia. Para manter o desenvolvimento sadio dos dentes, deve-se limpar o local para que não haja contaminação e possíveis inflamações.
De início não é necessário que se use uma escova de bebê. A limpeza deve ser feita utilizando uma simples fralda, dedeira para bebê ou gaze que deve ser molhada com água filtrada e passada suavemente nos primeiros dentinhos, língua e gengivas. Inclusive durante aquelas mamadas durante a madrugada. Não há problemas se a criança morder a dedeira ou escova de maneira comedida. Isso também é uma maneira de aliviar a irritação causada pelo nascimento dos dentes do bebê.
Com a chegada dos dentes molares (aqueles localizados no fundo da boca), faz-se necessário o uso de escova e pasta dental. O dentista irá irá indicar qual a melhor pasta de dente para o bebê de acordo com sua necessidade.
Um cuidado extra que os pais devem ter é o uso de mamadeiras com bicos ortodônticos. Seu uso poderá evitar mordidas cruzadas, dentes mal posicionados e futuras intervenções ortodônticas.
Até quando a criança deve ser acompanhada na escovação
Os pais devem seguir a limpeza dos dentes até a criança ter idade suficiente para fazer sozinha. Aos 5 anos ela ainda não tem a capacidade de lidar sozinha com a escovação diária e devem ser acompanhados de perto. Somente com o desenvolvimento e criação de um hábito, é que por volta dos 10 a 12 anos, a criança poderá escovar seus dentes sem o auxílio de seus pais.
Criando-se essa rotina saudável de limpeza desde a primeira infância, e visitando-se um dentista desde a primeira infância, evita-se problemas futuros como cáries e proliferação de bactérias. Caso seja necessário um tratamento ortodôntico, este pode ser iniciado ainda na fase dos dentes de leite. Isso reduzirá problemas futuros que incluem um mal desenvolvimento da arcada dentária e face.
Procurando por clínica odontológica em Vila Velha? Agende agora sua avaliação conosco: 📞(27) 3535-3025 ou nos chame no WhatsApp: 📲 (27) 99811-3025.