
Como cuidar dos dentes de criança – Os cuidados com os dentes de leite
Muitos pais negligenciam a higiene bucal do filho por achar que não tem importância, pois os dentes de leite logo cairão. Saiba que, essa dentição merece a mesma atenção que as dos dentes permanentes e, por isso a maioria dos procedimentos odontológicos dos dentes permanentes também são realizados nos dentes de leite.
Nesse período de desenvolvimento do bebê e da criança, também cria-se o hábito dele mesmo cuidar de sua saúde bucal. Quanto mais cedo o seu pequeno aprender o valor da higienização da boca e da importância do acompanhamento do dentista infantil, mais fácil será para ele ter uma boca saudável com bons hábitos em sua rotina.
Por isso, nós da dr.dents colocamos aqui algumas dicas de como cuidar dos dentes de criança e garantir uma higiene bucal de seu filho:
1- Nascimento dos dentes – o que fazer?
Os dentes de bebê geralmente incomodam os pequenos quando vão apontar. Por isso é comum fazer massagem com o dedo, ou um mordedor gelado para aliviar o incômodo, porém é preciso sempre realizar a higienização antes de levar qualquer coisa à boca do bebê.
O primeiro dente do bebê começa a apontar a partir do sexto mês e continuam a nascer até os 3 anos de idade.
2- Dente nascendo e a necessidade da visita ao dentista infantil
Algumas crianças têm o incômodo muito grande com os dentinhos nascendo e as táticas descritas acima não são suficientes. A odontologia infantil é uma aliada dos pais também nesta fase. pois o dentista poderá receitar o melhor medicamento e também o gel que ameniza o incômodo quando nascem os dentes do bebê.
3 – Criança escovando o dente – Qual a maneira certa?
As primeiras escovações é aconselhável que os pais façam, mostrando para a criança como realizá-la e a deixando repetir o movimento. Não é aconselhável que ela engula a pasta de dente, por isso a avise sobre isso, a conversa é essencial para que ela tenha o interesse em aprender.
coloque pouco creme dental na escova, esta deve ser de cerdas macias;
em um ângulo de 45 graus da gengiva, comece escovando a parte interna dos dentes onde acumula-se a maior quantidade de placas, os movimentos são para a frente e para trás;
depois no mesmo ângulo e com o mesmo movimento, escove suavemente a superfície dos dentes voltadas para a bochecha;
e por fim, a superfície de mastigação.
Leia mais sobre a forma correta de escovar os dentes aqui em nosso blog!
4 – Seja o exemplo de cuidado bucal para seu filho
Tenha o hábito de sempre escovar e usar o fio dental após comer qualquer coisa, e leve seu filho junto. As crianças aprendem com facilidade copiando as ações dos seus pais.
5 – Cuidado com o que seu filho come
Há muitos casos de dente cariado em crianças, e a culpa é dos pais. A cárie em dente de leite ocorre pelo excesso de consumo de açúcar e a falta dos bons hábitos de higienização. Portanto, pense que a saúde de seu filho está em risco, não só os dentes dele. Excesso de açúcar no organismo causa diversos males à saúde no geral.
Frutas e proteína são essenciais para o desenvolvimento de seu filho, além de serem opções muito mais saudáveis. Elas também auxiliam no fortalecimento dos dentes e para que a troca de dentes ocorra no período correto.
6 – A criança no dentista – Fazendo amizade desde cedo
Os pais costumam levar a criança no dentista somente quando os problemas de dentição aparecem, podendo ser ele por exemplo no momento de arrancar dente. E assim, o que era para ser um hábito em benefício da saúde vira um desafio a ser enfrentado.
A odontologia pediátrica é recomentada a partir do primeiro dentinho da criança, claro que em casos de problema na gengiva como o descrito acima no nascimento dos dentes, a visita pode ser antecipada. A frequência é a mesma da fase adulta: consultas de check-up a cada 6 meses. Criar este hábito além de certificar um desenvolvimento saudável dos dentes dos pequenos, faz com que eles percam o medo de ir ao dentista e não associem a visita com algo traumático.
Sabemos que muitas pessoas não passaram por isso quando pequenas, por que agora, você como pai ou mãe não cria esse bom hábito em seus filhos? Evitando que eles passem por situações desagradáveis futuramente.
Aproveite e faça uma consulta em família! Tudo fica ainda mais fácil para vocês e interessante para seu filho. Quer experimentar? Clique aqui e agende uma consulta na dr.dents, nós temos um espaço feito especialmente para receber os pais e as crianças em nosso consultório, além de um atendimento especializado para toda a família.