
Dente do Siso – Conheça mais sobre o “dente do juízo” e saiba se é obrigatória a extração do siso
O terceiro dente molar já foi e é assunto de muitas dúvidas e medo para diversas pessoas. Pensando nisso, decidimos desenvolver este artigo a fim de explicar para você um pouco mais sobre o desenvolvimento da região bucal, e responder perguntas como: “O que é dente do siso?”, “Para que serve o dente do siso?” ou ainda “ Por que estou sentindo dor no dente do siso?”.
Algumas estruturas e formações que antes possuíam importantes funções em nosso corpo, com o passar do tempo com as evoluções naturais do homem acontecendo, eles foram perdendo suas funções primordiais. E o dente siso faz parte desse grupo que antes tinha uma função e hoje não mais! Como os nossos ancestrais primitivos viviam da caça (que por muito tempo era consumida até mesmo crua), o dente tinha a função de ajudar no processo de trituração dos alimentos. Hoje, temos alimentos mais pastosos e não necessitamos da caça para a sobrevivência, por isso a utilização do terceiro dente molar não é mais tão necessária.
Além disso, o famoso dente do juízo ainda tinha um companheiro, o quarto dente molar, o mesmo já foi extinto por conta de evolução. Assim, com o crescimento de nosso cérebro, e consequentemente com o aumento do espaço na caixa torácica, o maxilar é incapaz de sustentar todos os 32 dentes, reduzindo assim naturalmente a quantidade de dentes. Isso também explica porque algumas pessoas nascem e outras não com o dente do siso.
Quer saber mais sobre as dúvidas mais frequentes e entender melhor sobre o dente do siso? Continue lendo este artigo e esclareça todas suas questões.
O que é dente do siso? – O que é siso?
Os dentes do siso são os últimos molares, tanto no superior quanto também inferior da boca. Por conta de todo o processo evolutivo da boca, surgem – depois dos dentes de leite e os dentes permanentes -, entre 16 à 20 anos, o nascimento do siso.
Mas em muitos casos, o dente siso quando nasce fica escondido embaixo do tecido gengival, isso porque não possui espaço por conta de outros dentes ou por algumas arcadas possuírem o problema do osso, que é um grande impeditivo para o nascimento do dente. A partir disso, podemos perceber a importância da avaliação do dentista, pois é preciso ser verificado pelo profissional se é realmente necessária a extração de siso para assim evitar problemas futuros.
Você já fez uma avaliação do seu dente do siso? Tenha em mente que a extração de siso é algo muito mais tranquilo do que uma dor no dente siso que pode indicar o apodrecimento do dente e até mesmo o comprometimento dos dentes vizinhos, chegando em alguns casos a ponto de formar tumores ou cistos. Não é preciso esperar tanto para se cuidar, não é mesmo? Pense em sua saúde em primeiro lugar! Agende sua avaliação na dr.dents Vila Velha: 📞(27) 3535-3025 ou nos chame no WhatsApp: 📲 (27) 99811-3025.
Como é feita a extração do dente do siso?
Primeiramente é necessário que se aplique a anestesia geral – quando necessário – ou local. A partir daí começa a extração de dente siso. Além disso, após a cirurgia de siso ser finalizada o dentista recomenda morder suavemente uma gaze durante um período de 30 a 45 minutos para evitar que qualquer sangramento possa ocorrer.
Lembrando que qualquer dor no dente do siso demasiada ou inchaço prolongado, o melhor a fazer é procurar o cirurgião dentista o quanto antes e relatar qualquer incômodo para que se tome as medidas certas.
Dúvidas frequentes sobre o dente do siso
Preciso ter medo por causa do dente siso doendo durante a cirurgia?
No momento que estiver ocorrendo a extração dentária não é normal sentir dor por conta da anestesia, apenas incômodos. Já após o procedimento é comum aparecer inchaço e sensibilidade, mas nada muito sério. Em alguns casos, pacientes também se depararam com hematomas e desconfortos gengivais – mas tudo isso depende muito dos impactos durante o processo de extração.
E o Pós-operatório – dente do siso?
O repouso é necessário, mas o tempo só será definido a partir do momento que é possível avaliar a complexidade da cirurgia, afinal existe dente siso incluso (quando não conseguem erupcionar), dentes em posições diferentes, com enraizamentos diferentes e outras singularidades. Em todo caso, o repouso faz parte do processo de recuperação e estabilidade da saúde bucal.
Em qualquer circunstância eu devo tirar o siso?
A extração do siso não é um regra generalizada, isto é, dependerá de cada um. Por isso é preciso avaliar cada caso com um profissional. Se atrapalhar no alinhamento, causar inflamação ou o paciente possuir muitas dores, é preciso fazer a retirada do siso.
Atenção! Não é preciso esperar o dente siso nascendo para retirá-lo (como dito acima alguns são até inclusos), quanto antes avaliar e tomar uma medida é melhor por conta da formação da raiz do dente.
Dente do siso nascendo, posso extrair?
Sim, você pode extrair seu dente em qualquer momento, recomenda-se não esperar o nascimento completo por conta de vários fatores prejudiciais e do desafio que o grau de complexidade da cirurgia do siso pode, também interferir no tempo de recuperação e cicatrização.
Não retirar o dente do Siso causa algum problema?
Confira quais são os problemas para as pessoas que optam não arrancar os dentes do siso, entenda qual é a importância dessa cirurgia para os casos que necessitam dela:
Apinhamento de outros dentes
Por conta do nascimento do terceiro dente molar, toda a arcada dentária se vê obrigada a dar espaço para abrigar os dentes que estão nascendo, e tudo isso pode acabar causando movimento em outros dentes, consequentemente deixando-os tortos e facilitando o acúmulo de sujeiras e placas bacterianas que podem gerar a cárie dentária.
Lesões Císticas / Siso inflamado
No caso em que o dente é impedido de sair porque está totalmente encoberto – por um tecido ósseo ou gengival, chamado de dente incluso– a composição do dente é formada de milhares de células embrionárias que podem se expandir causando um líquido no interior. Com isso a consequência é tão grande, que dependendo do caso pode haver inclusive a perda óssea.
Perdas dos outros dentes
Além desses dois problemas citados anteriormente, eles são capazes de destruir ou reabsorver o dente do lado. Por isso quando você evita tirar um dente, pode ter uma perda muito maior do que se espera.
Dificultando o processo
Quanto mais tempo demora para retirar o dente do siso, é capaz de acontecer uma fusão entre a raiz, dente e o osso, por isso consequentemente essas estruturas tornarão mais únicas, dificultando o momento da cirurgia, a remoção e a separação desses tecidos.
Quer conferir outras matérias importantes sobre o cuidado com sua saúde bucal? Leia mais artigos aqui em nosso blog!
Outras curiosidades sobre o dente siso
Todo mundo possui os quatro dentes do sisos?
Não. Vai muito de cada paciente, por isso que é importante a visita a um profissional dentista, para que além de avaliar sua saúde bucal ele também possa te orientar em relação a exames eficientes que provarão se realmente existe um deles ou 2, 3 e até mesmo todos os 4 dentes.
Lembrando que o exame é de suma importância já que em muitos casos os dentes ficam presos e sem erupção.
Retirar todos os dentes do siso de uma vez
É possível sim fazer a retirada de todos, mas primeiramente é necessário estudar o caso individualmente para saber a complexidade que será a cirurgia, por isso dependerá muito do ângulo e posição do dente, a idade do paciente, a evolução da raiz, entre outros pontos. Tudo será analisado pelo especialista.
Lembrando que o dente de siso pode ser retirado com qualquer idade. A vantagem da extração ainda na adolescência é que nessa fase as raízes ainda não estão totalmente formadas, por isso a cirurgia é mais fácil – dependendo do caso – por ser maleável.
Eu não preciso extrair meus dentes, preciso ter um cuidado?
Se sua arcada dentária suporta o siso dente sem interferir nos outros, o único cuidado especial é a higienização e limpeza habitual além do acompanhamento com seu dentista. Lembrando que o terceiro molar será o último dente, podendo acumular mais sujeira quando comparado aos outros onde a escova tem mais fácil alcance.
Mesmo que o paciente não precise extrair o dente, é importante lembrar que a qualquer sinal de dor, recomenda-se buscar o dentista e relatar todos os sintomas. Porque partimos da premissa que quando há dor de dente, pode haver sinal de alguma instabilidade ou problema – dor de dente não é algo normal. E para que isso não ocorra com você, mais uma vez alertamos da importância do retorno ao dentista a cada 6 meses, como prevenção.
Esse artigo vem como base informar e expandir os conhecimentos em relação aos dentes do siso. Nada do que está escrito aqui substitui a orientação, diagnóstico ou o conhecimento do seu dentista. Por isso para qualquer ação, procure um especialista e faça seu diagnóstico!