
Meu dente quebrou e agora?
Os dentes são por natureza fortes, e cada um tem sua função dentro da boca. Mas há algumas situações que fazem com que eles se quebrem ou se tornem mais frágeis. Isso não é motivo para desespero. Há possíveis tratamentos a fazer quando quebra o dente.
Mas ao perceber o problema, redobre a atenção: um dente quebrado na raiz, por exemplo, pode ser a porta de entrada para várias doenças ou até mesmo a perda irreparável do mesmo. Quando estiver com o dente seja lascado ou doendo muito, a indicação é uma só: buscar imediatamente o apoio de um dentista, que irá avaliar caso a caso e indicar o tratamento. Como dissemos, esta ação deve ser imediata, assim que for detectado o problema
Você se preocupa com a sua saúde bucal e de sua família? Nós da dr.dents estamos aqui para te ajudar a entender melhor sobre saúde bucal e realizar todos os procedimentos necessários para cuidar de você e de sua família. Entre em contato conosco e agende a sua avaliação com os melhores dentistas de Vila Velha: 📞(27) 3535-3025 ou nos chame no WhatsApp: 📲 (27) 99811-3025
Meu dente quebrou, o que fazer?
Os nossos dentes são formados pela polpa, dentina, cemento e esmalte. A estrutura de um dente saudável é capaz de absorver os movimentos de mastigação e movimentos mais bruscos. Porém, se acontecer uma tensão maior, os dentes podem ser fraturados.
É bastante comum observar nos consultórios pacientes que surgem com um dente quebrado por cárie. É ela a principal causa do problema, já que em muitos casos, a deterioração do dente só é percebida durante uma consulta com o dentista. Além das cáries podemos destacar outras causas:
– Mordidas em objetos ou alimentos muito duros podem resultar em dentes quebrados;
– Bruxismo: essa é uma desordem funcional que faz com que, voluntária ou involuntariamente se aperte os dentes. Ele pode ocorrer durante o dia ou noturno. No último caso é mais difícil de ser detectado, e muitas vezes só é percebido por sintomas como quebra dos dentes ou dores na mandíbula;
– Ausência de dentes na arcada. Muitas pessoas perdem dentes e não os substituem. Com isso, os dentes que sobram não conseguem absorver totalmente a carga que seria dividida com outros, causando muitas vezes fraturas;
– Dente quebrado no canal: Restaurações e canais antigos também podem causar a o trincamento. Ao perceber algum problema durante a mastigação, fique atento.
Quando o dente é quebrado ao se mastigar algo muito duro logo se percebe sua fratura. Mas há casos em que só se percebe que há algum problema no local após sentir esses sintomas abaixo:
– Rachaduras, dores durante a mastigação, sensibilidade no local, inflamação na gengiva e outros.
O que fazer quando o dente quebra?
O dente quebrado tem conserto caso o problema seja detectado o quanto antes. Dentre os principais tratamentos para um dente que quebrou do nada e cujo maior problema seja o estético está a colocação de um adesivo dental. Nesse tipo de restauração, uma resina da cor dos dente é colocado no local, e faz com que, durante uma única consulta, resolva-se o problema. É indicado para dente da frente quebrado ou dente quebrado na ponta. Também é indicado para um dente que quebrou pela metade.
O dente quebrado na raiz tem conserto também. Neste caso o dentista poderá indicar um tratamento de canal, que pode ser seguido de uma colocação de uma coroa.
Em casos mais graves, quando o dente quebrou inteiro, a indicação possa ser um implante.
Um dente do fundo quebrado terá um tratamento mais delicado. Mas como dissemos antes, o tratamento só poderá ser indicado pelo dentista, e ele fará restauração de um dente quebrado de acordo com a gravidade, da localização do elemento e também da rapidez com que o problema seja resolvido.
Não deixe para cuidar dos seus dentes depois, o tratamento prévio inibe ações muito mais drásticas posteriormente. Dentes que não recebem a devida atenção, podem causar até mesmo problemas cardíacos! Entre em contato com a dr.dents Vila Velha e veja como é fácil e simples cuidar do seu sorriso: 📞(27) 3535-3025 ou nos chame no WhatsApp: 📲 (27) 99811-3025.