
O que é e como funciona a cirurgia de implante dentário
Todo mundo tem alguém na família que tem ou teve dentes tortos. Isso é mais comum do que se imagina. E tem causas diversas, indo desde genética até hábitos adquiridos ainda na primeira infância ou até mais tarde. E é isso que iremos ver aqui nesta matéria.
Nós da dr.dents estamos aqui para te ajudar a entender melhor sobre saúde bucal e realizar todos os procedimentos necessários para cuidar de você e de sua família. Entre em contato conosco e agende a sua avaliação: 📞(27) 3535-3025 ou nos chame no WhatsApp: 📲 (27) 99811-3025
Causas do dente torto
É bastante comum encontrar crianças com dentes tortos na frente. Quando a dentição está se desenvolvendo, ela precisa do espaço para se firmar adequadamente. A chupeta empurra, fazendo com que o dente acabe nascendo torto.
Sabe-se que a chupeta acalma as crianças e, segundo estudos, pode até diminuir riscos de morte súbita. Mas de fato, seu uso de maneira desregrada pode causar o entortamento dos dentinhos, sobretudo a mordida aberta.
Para evitar isso, é necessário que os pais se atentem ao tempo que deixam os pequenos com a chupeta ou mamadeiras. Os dentes podem ficar tortos por causa do dedo também. Segundo ortodontistas, porém, o uso até um ano de idade não causa problemas. O problema é ampliar esse tempo e passar dos dois anos de idade, quando os ossos começam a se desenvolver. Com isso, os dentes permanentes podem nascerem tortos.
Hábitos como roer as unhas e empurrar os dentes com a língua também causam deslocamento dos dentes, pois sobrecarregam os músculos da boca e seus ossos. O hábito de respirar pela boca também pode alterar a arcada dentária, mudando o posicionamento dos dentes lentamente, deixando tanto os dentes da frente quanto os dentes inferiores tortos.
Mas a chupeta ou mamadeiras não são os únicos fatores que podem causar prejuízos na dentição. Os dentes permanentes podem começar a entortar devido alguns fatores. Dentre eles estão o bruxismo. O bruxismo caracteriza-se pelo ranger dos dentes, seja ele voluntário ou involuntário. Esse ranger pode causar dores na mandíbula, cabeça, ouvido, quebra de dentes e desalinhamento destes devido a inflamações na gengiva.
Doenças periodontais como gengivite e a periodontite também podem fazer com que a boca fique com dentes tortos. Com as inflamações, a gengiva fica mais sensível, deixando os dentes soltos e maleáveis. Com o movimento, eles começam a sair de suas posições originais.
Pode ocorrer também o nascimento do siso torto. Isso acontece porque esses são os últimos dentes a surgirem, e quando despontam, não há lugar suficiente para seu desenvolvimento e os sisos acabam nascendo tortos. Com o nascimento do dente siso torto, os outros dentes acabam sendo empurrados e desalinhados. Algumas pessoas tem a arcada dentária pequena e não comporta toda a arcada dentária com o nascimento dos sisos.
Além de todos esses fatores que citamos e que podem deixar os dentes tortos para frente, há também fatores genéticos que são herança dos antepassados. Caso alguém tenha parentes que tenham esses problemas, também pode sofrer com isso.
Tratamentos para dentes tortos
É possível corrigir o problema com o uso de aparelho em dentes tortos. O dentista irá analisar a situação, solicitando exames complementares como o raio x. Com os exames em mãos ele verá o posicionamento dos dentes e a necessidade de extração de alguns.
Com o avanço da medicina, é possível tratar os dentes tortos com o uso de aparelhos ortodônticos. Os dentes tortos poderão ser consertados com uso do aparelho. O tempo de uso do aparelho, assim como seu posicionamento e modelo dependerão do resultado dos exames e a melhor colocação. A indicação é o uso de aparelhos fixos em dentes tortos que irão reposicionar os dentes, deixando-os nos locais exatos. O aparelho móvel para dentes tortos somente serão indicados numa segunda fase do tratamento.
Alguns querem resultados imediatos, e caso os dentes não estejam causando problemas maiores de saúde, pode ser indicado o uso de facetas de porcelana. Estes são indicados em casos menos graves e que afetam mais esteticamente.
Em caso de dente do siso torto, a melhor indicação é a da extração. Somente assim os dentes que já estão posicionados não sofreram uma carga maior e entortem.
Cada caso é um caso, e somente o dentista poderá avaliar qual o melhor tratamento para seus dentes. Em casos de problemas de respiração ou hábitos que causem desalinhamento, é necessário um trabalho conjunto do paciente e do médico, e algumas vezes a colaboração de outros profissionais de saúde como psicólogos. Com o tratamento adequado os dentes feios e tortos podem se tornar saudáveis.
Procurando por dentista em Vila Velha? Venha conhecer os profissionais da dr.dents! Entre em contato e agende sua avaliação: 📞(27) 3535-3025 ou nos chame no WhatsApp: 📲 (27) 99811-3025