
Saúde bucal infantil – A dentição infantil e a ortodontia infantil
É muito comum dúvidas aparecerem quando o assunto é a saúde bucal do bebê ou da criança. É importante que a criança comece desde cedo com a higiene dental infantil como forma de prevenção de possíveis problemas causados por falta de cuidados com a limpeza bucal, ou até mesmo pela utilização de alimentos que podem corroer os dentinhos, além do mais, o tratamento desde cedo pode auxiliar na correção da dentição antes mesmo da troca dos dentes. Por isso que a ida ao dentista é tão importante desde a primeira fase da dentição infantil.
Continue lendo este artigo e entenda melhor cada fase bucal da criança, e quais são os procedimentos recomendados a você, para ter sucesso total ao cuidar a saúde da boca de seu filho.
Os primeiros dentes
Você pode se perguntar se é possível realmente passar em um odontopediatra mesmo quando os dentes não nasceram. E a resposta é sim! Porque quando estamos falando sobre a saúde bucal de um bebê, também nos relacionamos com a prevenção de problemas que podem aparecer com a falta de cuidado e preparo. Levar a criança no dentista desde muito cedo, minimiza riscos, auxilia os pais com instruções e cuidados importantes e ainda tira desde cedo o medo de uma consulta odontológica pelo qual a maioria das pessoas passam.
Geralmente é com 6 meses que nascem os primeiros dentes, mas em alguns casos pode acontecer da criança já nascer com o dente, conhecido como dente natal ou ainda neodente que seria aquele que aparece no primeiro mês de vida. O dente de criança nascendo, traz muito incômodo ao bebê, com a ajuda de um especialista em ortodontia infantil, você saberá como lidar com essa fase da melhor maneira, principalmente quando o incômodo na gengiva é muito grande para o pequeno.
Bebês, mesmo antes de nascerem os dentes ou uma criança sem dente, podem possuir problemas com gengivite e maloclusões, que é a possível desarmonia entre a língua e os lábios. Tudo isso é evitado quando se faz a primeira consulta ao dentista de criança.
Muito importante lembrar que, é no primeiro e segundo ano de vida que se tem uma grande probabilidade com as quedas (quando está aprendendo a andar), que muitas vezes envolvem impacto na região bucal. E se esse for o caso, a visita ao dentista é ainda mais importante para checar se realmente nada aconteceu!
Como funciona a primeira consulta do bebê?
No primeiro momento é perguntado aos responsáveis sobre a saúde geral da criança, esse questionamento serve para verificar os riscos de desenvolver problemas bucais.
Após isso, é feito um exame clínico onde o dentista inspecionará toda a região da gengiva e poderá identificar qualquer anormalidade.
Aqui na dr.dents Vila Velha você encontrará um espaço especial para seu pequeno, onde ele se sentirá à vontade para usar sua energia e criatividade, assim perdendo o receio da consulta. Clique aqui, entre em contato e escolha o melhor dia e horário para vocês cuidarem melhor da sua saúde bucal!
Limpeza – Primeiro dentes – Escovação Infantil
Para a limpeza, se o bebê tiver apenas os dentes superiores e inferiores da frente, é só utilizar um algodão ou gaze umedecida passando-os suavemente pelos dentes. Quando nascerem os molares, é necessário buscar uma escova de dente infantil que seja adequada e específica para cada idade. Mais uma vez, o dentista saberá orientar melhor qual o kit higiene bucal infantil mais adequado para o seu filho.
Mamadeira, chupeta ou chupar o dedo
A pressão que esses movimentos fazem contra os dentes ou a gengiva, faz com que possa haver modificações severas na posição dos dentes e gerar outros problemas como a mordida aberta e cruzada. Por isso, o importante é que esse hábito seja cortado e termine até os 3 anos de idade. E em relação a chupar o dedo, o ideal mesmo é não começar com esse hábito ou interrompê-lo o mais rápido possível!
Para todos esses casos a busca de um dentista infantil especializado é indispensável.
Criança com dor de dente – as cáries de mamadeira
Muitas vezes as crianças choram e não sabem expressar direito o motivo. Acredite, casos de crianças com cáries de mamadeira são comuns quando, não há um controle dos horários em que um bebê deve tomar a mamadeira e principalmente, quando o alimento está doçado.
Bebês que chegam a este grau, devem receber o quanto antes o atendimento odontológico infantil para não prejudicar ainda mais a sua saúde e não comprometer a dentição de criança.
Dente de leite
Os dentes de leite precisam de uma atenção muito especial, porque podem contrair diversos problemas, como a cárie infantil, erosão, acúmulo de placa bacteriana e gengivite. Uma maneira de evitar é começar a utilizar o pasta de dente infantil com flúor e passar regularmente no dentista para criança para aplicar o selante, que é uma espécie de capa protetora que cobre todas as fissuras dos dentes impedindo que aconteçam possíveis problemas, além de receberem o tratamento adequado de limpeza e correção de mordida caso seja necessário.
Nesta fase, a importância da escovação infantil deve ser algo presente na vida dos pequenos, tornar consciente desde cedo a necessidade da higiene bucal infantil, faz com que a criança cresça com mais saúde e compreenda a relevância da visita ao dentista.
Quantos dentes de leite tem uma criança?
Ao total são 20 dentes – distribuídos entre os incisivos centrais, incisivos laterais, caninos e molares (superiores e inferiores).
Dente quebrado
Não se desespere! Primeiramente se houver sangramento, lave a boca da criança com água e comprima a região com uma gaze umedecida. Leve a criança o mais rápido possível ao dentista, mesmo que não haja a quebra do dente é muito importante verificar se houve danos com o impacto da batida.
Muitas vezes a criança pode ter que dar ponto no local, ou até mesmo usar algum acessório para que o espaço que o dente ocupava fique preservado até o nascimento da próxima dentição (em caso de perda de dentes de leite).
Atenção! Se você achar o pedaço do dente (ou o dente inteiro) e ele não for de leite, coloque-o em leite ou soro fisiológico para que o dentista possa implantá-lo.
Odontologia Infantil – Limpeza do dente de leite
A criança entre os 5 e 7 anos precisa fazer a limpeza dos dentes de leite acompanhada pelos pais, já a partir dos 8 anos é possível que esse acompanhamento seja feito somente para a última limpeza do dia.
Lembrando que é importante nessa fase de adaptação que o momento de escovação seja descontraído, para que a hora da limpeza nos dentes vire uma rotina de descontração.
Dentes permanentes – Higiene infantil
Os dentes permanentes dependem muito da saúde bucal infantil anterior: dos dentes de leite. Por isso para essa fase, a criança ou adolescente já deve estar habituado a uma rotina, isto é, escovar os dentes após cada refeição, ida ao dentista em um período de 6 meses, utilização do creme dental infantil com flúor, uso correto da escova dental infantil (com cerdas mais macias), e um cuidado especial com o uso regular do fio dental.
Quanto antes a criança fizer a primeira consulta ao dentista, mais fácil ficará em realizar uma educação bucal saudável. E não se esqueça de fazer com que todo esse processo seja tranquilo e amigável.
Procurando por dentista em Vila Velha? Agende agora sua avaliação conosco: 📞(27) 3535-3025 ou nos chame no WhatsApp: 📲 (27) 99811-3025.