
Conheça a diferença entre placa dentária e tártaro nos dentes
A falta de higiene bucal pode ocasionar alguns problemas na boca. Dentre eles estão a placa bacteriana e o tártaro. Aqui vamos explicar de maneira breve qual a diferença entre ambas, assim como maneiras de evitar e tratamentos para a placa dentaria e como tirar tártaro dos dentes.
Procurando por dentista em Vila Velha? Agende agora sua avaliação conosco: 📞(27) 3535-3025 ou nos chame no WhatsApp: 📲 (27) 99811-3025.
Como se forma a placa no dente
A placa dentária é aquela película que vai se formando em torno dos dentes. Ela pode ser transparente, pegajosa e ter uma cor amarelada. A placa de dente começa a surgir quando não se escova os dentes após as refeições. Neste caso, começam a surgir bactérias e estas a se proliferar na boca, dentes e língua.
Com a falta de uma rotina de higiene dental, surgem também o mau hálito e doenças que causam extremo incômodo como:
Gengivite: A gengivite é uma inflamação na gengiva que pode deixa-la extremamente dolorosa, avermelhada e inchada. A gengivite é causada pelo acúmulo de placa bacteriana diretamente, deixando a região irritada. Somente o dentista poderá tratar o problema e indicar o tratamento.
Cáries: A cárie dentária já é um problema maior e que pode ocasionar a perda do dente caso não seja tratada. Os sintomas incluem dor no dente, dificuldades de mastigar e corrosão do dente. O tratamento deve ser imediato e feito somente com o dentista.
O que é tártaro
O que causa tártaro é o acúmulo de placa bacteriana. Com o tempo, e sem tratamentos devidos, a placa bacteriana começa a endurecer e a cercar os dentes. Desta maneira se torna o tártaro, um problema maior.
E se a placa nos dentes é uma faixa transparente, o tártaro, por ter uma formação mineral, tem uma cor amarelada ou marrom. Ela se localiza rente à gengiva, causando um impacto estético e inflamações na gengiva.
O tratamento para tártaro só poderá ser feito com o dentista. Durante a consulta, o dentista irá verificar a situação geral e fazer a remoção de tártaro nos dentes através de uma limpeza geral e retirada do amarelo entre os dentes. A limpeza é feita com um instrumento que possibilita raspar a sujeira e retirar até aquele resíduo que se encontra em um local escondido. Podem ocorrer pequenos sangramentos quando a gengiva estiver sensível, mas em geral, tirar o tártaro não dói.
Como evitar o tártaro e a placa bacteriana
Cuidar da saúde bucal é um passo essencial para que sua saúde esteja em dia. Uma boa escovação pode evitar problemas bem maiores. O primeiro e principal passo é aquele que deve ser seguido religiosamente: a escovação diária com uma escova, pasta e fio dental. Três vezes ao dia e após as refeições. Deve-se também evitar alimentos que possam comprometer a arcada dentária, que sejam duros e causem fraturas. Deve-se também evitar alimentos que mancham os dentes.
O segundo passo para manter a saúde bucal em dia é visitar o dentista periodicamente. Não há uma limitação de quando deve-se visitá-lo, principalmente se estiver em tratamento. Mas fazer uma visita pelo menos a cada seis meses garante que problemas futuros não se desenvolvam e seu sorriso mantenha-se intacto.
O que te atrapalha ir ao dentista? Falta de tempo? Vergonha? Medo? Então clique aqui e agende uma avaliação na dr.dents no melhor dia e horário para você, durante a consulta você poderá esclarecer tudo que te incomoda e tirar até mesmo alguns tabus de sua cabeça que te atrapalharam até hoje em cuidar melhor da sua saúde bucal e do seu sorriso!