
Os tipos de doenças na gengiva
Doenças na gengiva se tornam mais comuns em acontecer em quem não está com a saúde bucal em dia. Saúde bucal é um assunto sério. E a melhor maneira de evitar problemas é manter hábitos de higiene que incluem escovação dental completa, que inclui o uso de escova de dentes e pasta dental pelo menos três vezes ao dia e um bom enxaguante bucal.
Mas mesmo assim, há doenças bucais que surgem, e elas podem ser provenientes de outros problemas mais específicos. Por isso sempre aconselhamos a incluir em sua rotina a ida ao dentista a cada seis meses para evitar problemas na gengiva e outras doenças.
Mas você sabe quais são as principais doenças de gengiva? Ao identificar alguma alteração, busque apoio médico. Dentre os primeiros sintomas de infecção na gengiva encontram-se sensibilidade no local, inchaço, gosto ruim, sangramentos (que ocorrem na maioria das vezes durante a escovação) e outros. Identificou? Então você pode ter alguma infecção na gengiva, e dependendo do estágio, o tratamento será diferenciado. E elas são muito comuns de ocorrer.
Não é preciso esperar tanto para se cuidar, não é mesmo? Pense em sua saúde em primeiro lugar! Agende sua avaliação na dr.dents Vila Velha: 📞(27) 3535-3025 ou nos chame no WhatsApp: 📲 (27) 99811-3025.
As principais doenças das gengivas
As doenças gengivais são um resultado da falta de higiene na boca. Não escovar os dentes pode fazer com surjam as placas bacterianas. As placas bacterianas nada mais são do que uma película que se forma nos dentes após as refeições. Os restos de alimentos e bactérias se alojam no local e com o tempo causam infecção na gengiva. As placas e suas bactérias grudam no esmalte do dente, e caso não seja retirada pode ocasionar, além de problemas nas gengivas, cáries e, caso não haja tratamento, perda dos dentes. E muitas vezes você pode nem perceber que elas são um problema, já que essa película não tem cor, mas pode evoluir para o tártaro.
As bactérias e acúmulo de restos de comida também ocasionam a gengivite. Essa doença gengival é uma doença que também é causada pela placa bacteriana (conhecida como biofilme). A gengivite é um problema bem comum, e é causada principalmente pela falta de higiene bucal, mas também pode ser decorrente de algumas doenças (herpes, diabetes, aids e outras), medicamentos específicos, predisposição genética e até mesmo gravidez (conhecida como gengivite gravídica e que se caracteriza pelo surgimento de pequenas bolinhas vermelhas entre os dentes). Essa infecção de gengiva pode ser facilmente tratada na fase inicial. mas caso não seja tratada a tempo, pode evoluir e afetar também os ossos e tecido alveolar.
Caso a gengivite não seja tratada a tempo, ela pode evoluir para a periodontite, também conhecida como piorreia. O tratamento de gengiva à tempo faz com que ela não chegue a esse estágio já avançado, quando a gengiva doente começa a recuar e cria-se bolsas entre os dentes. São nessas bolsas que as bactérias se alojam. Nesta evolução da gengivite, o osso e as fibras de sustentação dos dentes são atingidos. Com isso, a gengiva começa a recuar (retração da gengiva), formam-se bolsas entre os dentes, e é nestas que as bactérias passam a se alojar. Essa doença causa a perda do ligamento periodontal.
Quando a periodontite encontra-se num estágio avançado, ocorre o comprometimento dos ligamentos e os ossos. Aqui é um estágio bastante avançado e perigoso, pois as fibras e ossos que sustentam a arcada dentária já estão bem prejudicados. Esses problemas gengivais causam um afrouxamento dos dentes, que, infelizmente, terão que ser removidos.
Há quanto tempo você não passa pelo dentista? Sabia que é necessário uma visita a cada 6 meses para manter a saúde bucal em dia? Reserve um tempinho para se cuidar e agente sua avaliação em nossa clínica odontológica em Vila Velha: 📞(27) 3535-3025 ou nos chame no WhatsApp: 📲 (27) 99811-3025