
Conheça um pouco mais sobre o que se trata a endondontia
Você sabe o que é endodontia e o que o profissional especialista em canal dentário pode fazer para manter e regenerar seus dentes, mantendo-os sempre saudáveis? É o que vamos explicar aqui nesta matéria.
O que te atrapalha ir ao dentista? Falta de tempo? Vergonha? Medo? Então clique aqui e agende uma avaliação na dr.dents, o seu dentista em Vila Velha, no melhor dia e horário para você, durante a consulta você poderá esclarecer tudo que te incomoda e tirar até mesmo alguns tabus de sua cabeça que te atrapalharam até hoje em cuidar melhor da sua saúde bucal e do seu sorriso!
O que é endodontia
Sentiu uma dor em algum dos dentes, dor no maxilar que se estende até a cabeça, dentes escurecidos, inchaço local, bolhas de pus e dificuldade ao mastigar? Cuidado. Possa ser que você esteja com cáries, e que esta esteja em um estado bastante avançado, muitas vezes precisando de um canal. E canal e endodontia é a mesma coisa.
Ao sentir algum desses sintomas, marque um dentista especialista em canal dentário para que ele verifique as condições gerais, faça exames de raio X e possa iniciar imediatamente um tratamento reparador que traga de volta a saúde do dente lesionado. Faça o mesmo procedimento quando acidentalmente um dente seja fraturado ou uma restauração antiga está desgastada e caindo. É nessas horas que entra em ação o endodontista. Ele irá iniciar um tratamento endodôntico.
Leia mais sobre tratamento de canal aqui em nosso blog!
O endodontista é um profissional especialista em tratamento de canal e que trata lesões na boca e doenças que atinjam a polpa. Esses cuidados específicos são necessários para recuperar a saúde dos dentes que já estejam comprometidos.
O tratamento feito pelo especialista em endodontia é o canal. Esse procedimento é feito sempre que a cárie já atingiu um estágio avançado e atinge a polpa. Se antes a única solução viável era arrancar o dente lesado, hoje em dia a medicina tentará de todas as maneiras recuperar o elemento fazendo a endodontia no canal.
Para isso, o dentista irá aplicar uma anestesia local. Depois disso irá abrir o dente contaminado, removendo cuidadosamente toda a polpa (o tecido mole). E esse tecido pode estar inflamado ou até mesmo morto. O passo seguinte é retirar os nervos, corrigir as possíveis fraturas e fazer o selamento da raiz. Ele irá utilizar limas para retirar as infecções e tecido lesionados.
Durante o processo ele fará outros exames de raio X, para verificar a situação atual dos dentes. Esse procedimento é necessário para que o tratamento de endodontia seja perfeito. O último passo é fazer uma obturação no canal, preenchendo eles com um material que o sela, garantindo que ele não seja futuramente infeccionado. Ou seja, a endodontia é regenerativa e vem para salvar e garantir o funcionamento dos dentes.
Há alguns casos em que seja necessário ampliar os cuidados de saúde. Neste caso, endodontia e periodontia andam de mãos dadas. O mesmo profissional poderá efetivar o tratamento de possíveis doenças na gengiva. Além disso, caso os dentes estejam com algum problema estético, estes poderão ser tratados com um clareamento endodôntico. Mas este só poderá ser feito quando os dentes escurecidos estiverem já tratados.
Prevenção sempre é a melhor saída, e, para isso, indica-se que se visite o especialista tratamento de canal a cada seis meses para fazer uma revisão geral. Esta visita irá garantir que a sua saúde bucal esteja em dia, e que possíveis problemas sejam observados a tempo. Além disso, aconselhamos a manter a escovação diária, pelo menos três vezes ao dia.
Gostou do artigo? Você vai gostar muito mais de conhecer os nosso profissionais e ver o quanto eles podem te ajudar a manter um sorriso perfeito! Venha conhecer a dr.dents!