
Extração de siso: extrair dente siso pode ser a melhor opção para você!
O que são os sisos
Muitas pessoas acabam se assustando com a possibilidade de extração de siso. Mas o fato é que na maior parte dos casos é indicada a retirada desses dentes para que não se desenvolvam problemas dentais como o siso inflamado que coloca a saúde em risco. E um dente siso inflamado pode causar grandes transtornos.
Inicialmente, vamos à primeira questão. O que são os dentes sisos? Pode-se não perceber o dente siso nascendo porque eles são os últimos a aparecerem, já por volta da puberdade, entre 16 e 20 anos. E quando isso acontece, os outros dentes já estão suficientemente desenvolvidos e acaba sobrando pouco espaço para que estes se desenvolvam, a solução é tirar dente do siso.
Não é preciso esperar tanto para se cuidar, não é mesmo? Pense em sua saúde em primeiro lugar! Agende sua avaliação na dr.dents Vila Velha: 📞(27) 3535-3025 ou nos chame no WhatsApp: 📲 (27) 99811-3025.
Extração de siso
Os dentes, sem espaço para se desenvolverem podem crescer para os lados, ficarem presos embaixo da gengiva e começar a pressionar os demais. Com isso começam a dor de dente siso, muitas vezes acompanhada de outros sintomas. Nesse caso é indicado a cirurgia do siso.
É aí que começa um grande drama: ter que fazer a extração de dente siso com um cirurgião-dentista. No entanto, o grande problema é o pós operatório, que exige maiores cuidados. Vamos explicar o passo a passo, tanto da retirada, quanto dos cuidados após a extração.
Como é o processo de retirada dos sisos
A indicação de cirurgia de siso é para retirada antes dos 20 anos. Isso porque durante esse período é mais fácil retirar os dentes porque as raízes dos dentes e os tecidos da boca não estão tão desenvolvidos e as complicações que podem se seguir são minimizadas. Extrair dente siso é perigoso? Não, mas exige cuidados.
Antes de fazer a retirada do siso, o dentista irá fazer uma série de exames de raio x para verificar o posicionamento desses dentes. Há casos, inclusive, em que os dentes não chegam nem mesmo a surgirem por falta de espaço. Em outros já estão incomodando com inflamações, provocando cáries e dificultando até mesmo a mastigação.
Com a radiografia, ele verá a posição dos dentes e decidirá a melhor maneira de retira-los. Após essa fase, o dentista irá marcar a cirurgia para retirada deles. A cirurgia do siso dura por volta de 30 minutos enquanto ele extrai os dentes sisos. O dentista aplicará uma anestesia no lugar. Essa anestesia, aplicada nos lados de dentro e de fora, deixará os tecidos relaxados por até 50 minutos, evitando que o paciente sinta dor.
Dependendo da posição do dente, o dentista terá que fazer pequenas incisões. Se o dente está mais aparente, ele simplesmente irá folgá-lo e retirá-lo. Caso ele seja um siso incluso, será quebrado após uma incisão na gengiva, e então retirado com um fórceps dentário. Depois de retirar os dentes, ele irá fechar os espaços dando de dois a três pontos nos locais.
Leia mais sobre o dente siso aqui em nosso blog
Cuidados após a retirada do siso
Quanto tempo demora para cicatrizar extração de dente siso? Isso dependerá dos cuidados pós operatórios. Após a retirada dos sisos, o paciente deverá sair do consultório com pequenas gazes colocadas no local da retirada dos dentes. Isso se faz necessário para que não haja sangramento. Após passar o efeito da anestesia, é natural que o paciente sinta leve dor no local, e que este apresente leve inchaço. Isso já é esperado, mas caso seja notado algo mais brusco como febre, sangramento ou dor muito intensa, o profissional deve ser acionado.
O que comer quando tira o siso? Durante uma semana, o paciente deverá seguir uma dieta leve, mais líquida. Evita-se a ingestão de alimentos muito quentes nos primeiros dias, passando para uma dieta pastosa e só depois de sete dias pode-se ir adicionando aos poucos alimentos mais consistentes. Essa dieta evitará inflamações, inchaços ou possíveis sangramentos e não prejudicará a cicatrização.
O cirurgião-dentista irá passar alguns anti-inflamatórios que garantirão a recuperação. Analgésicos também serão indicados para minimizar as dores e o tempo de uso, bem como as pausas deverão ser seguidas de acordo com a prescrição, que em geral duram de cinco a 15 dias.
Outro cuidado que se deve ter é ao escovar os dentes, que deverá ser feita de maneira mais suave, evitando-se o local lesionado. Caso sinta incômodos, o paciente poderá fazer pequenas compressas que diminuam o inchaço ou edema. Esses cuidados deverão evitar infecção após extração dente siso.
Há quanto tempo você não passa pelo dentista? Sabia que é necessário uma visita a cada 6 meses para manter a saúde bucal em dia? Reserve um tempinho para se cuidar e agente sua avaliação em nossa clínica odontológica em Vila Velha: 📞(27) 3535-3025 ou nos chame no WhatsApp: 📲 (27) 99811-3025