
Gengivite na gravidez é perigoso?
A gengivite na maioria das vezes é causada pelo acúmulo de placas bacterianas nos dentes. Com isso, surge a inflamação e um grande incômodo. Ela pode acometer pessoas de todas as idades, mas há grupos de risco que incluem as mulheres grávidas. Portanto, se você notar gengiva inchada gravidez, leia essa nossa matéria especial.
Interessado no tratamento para gengiva mas não sabe onde procurar? Entre em contato aqui com a dr.dents, nós temos os melhores dentistas para te atender e orientar certinho como funciona todo o procedimento! Agende sua avaliação: 📞(27) 3535-3025 ou nos chame no WhatsApp: 📲 (27) 99811-3025
Quais as causas da gengivite?
A gengivite ocorre quando os cuidados com os dentes são deixados de lado. Isso porque, sem a escovação adequada, acumula-se bactérias na boca. Estas se espalham formando vários malefícios como o tártaro e a gengivite. A doença tem alguns sintomas que incluem:
– Gengiva inchada e sangrando na gravidez. O sangramento ocorre quando a gengiva está infeccionada e é escovada com vigor. Quando observados os sintomas, aconselha-se que se escove os dentes suavemente com uma escova dental de cerdas macias.
– Gengiva mole
– Pode ocorrer também dores no local, que fica extremamente sensível, inclusive a alimentos gelados e/ou quentes.
– Gengiva avermelhada. Algumas vezes, a gengiva branca também pode indicar inflamação.
Gengivite na gravidez
A gravidez é um período muito especial na vida de uma mulher. E, com tantas mudanças em pouco tempo, é comum que o corpo reaja ao aumento do hormônio progesterona. Isso faz com que haja aumento no fluxo sanguíneo em todo o corpo e também nas gengivas. Nesse momento, é bom que se tenha contato com um dentista especialista em gengiva, para que ele avalie e indique um tratamento eficaz neste momento.
Essa predisposição a inchaços faz com que a mulher observe que sua gengiva está sangrando na gravidez. Além disso, o sistema imunológico fica suscetível a proliferação de bactérias. E, como sabemos, o acúmulo de bactérias é uma das principais causas da gengivite. E ela pode ocorrer a qualquer tempo, sendo muito mais comum no segundo trimestre da gravidez.
Lembrando sempre que, antes de tomar um remédio para dor na gengiva, a mulher deve procurar um dentista. A automedicação, principalmente durante a gravidez traz riscos enormes à saúde. Ao notar alguns dos sintomas, como fistula na gengiva, procure um dentista imediatamente. A gengivite não é transmissível, mas requer cuidados.
Como tratar a gengivite
A gengivite na gravidez (ou gengivite gravídica) pode surgir com pequenas bolinhas vermelhas que se formam nas gengivas. Não são contagiosas e é comum de ocorrer em várias grávidas. E ela é tão comum que acomete quase 70% das mulheres gestantes. Então, nada de desespero ao observar gengiva sangrando na gravidez, mas ter cuidados redobrados e estar atento aos sintomas.
A melhor maneira de deixar sua gengiva saudável é manter uma rotina de limpeza bucal, buscando sempre escovar os dentes, língua e gengivas, suavemente após as refeições. É indicado o uso de cremes dentais antiplacas e o uso de fio dental. Essa limpeza impedirá a formação das temerosas placas bacterianas, tártaro, a gengivite e as cáries.
Como acabar com gengivite? O tratamento gengivite será determinado pelo dentista, especialista em gengiva, que irá examinar o local, e se, possível solicitar exames complementares. Durante a gravidez, é indicado também o uso de vitaminas que fortalecerão o sistema imunológico e uma dieta extremamente rica em cálcio, proteínas e fósforo.
O que é bom para gengivite é manter a saúde bucal sempre em dia e visitar seu dentista regularmente.
Não é preciso esperar tanto para se cuidar, não é mesmo? Pense em sua saúde em primeiro lugar! Agende sua avaliação na dr.dents Vila Velha: 📞(27) 3535-3025 ou nos chame no WhatsApp: 📲 (27) 99811-3025.