
A impotência masculina pode ser causada por falta de higiene bucal, entenda!
A impotência masculina pode estar associada à falta de cuidado com a saúde bucal. Essa afirmação foi feita por meio de um estudo realizado na Universidade de Inonu, na Turquia. O que muitas pessoas desconhecem são os perigos que a falta de higiene bucal causam, situações como a que abordaremos nesse texto, estão relacionadas à entrada de bactérias indesejadas no organismo, o que poderia ser evitado com bons hábitos de limpeza bucal e a visita ao dentista.
O que causa impotência quando falamos em saúde da boca?
Um dos maiores temores de todos os homens é o tema disfunção erétil e principalmente a impotência sexual. Diversos fatores podem causar um problema de ereção, até mesmo reações psicológicas, mas o que quase ninguém imagina é que o perigo também pode estar na própria boca, e os indícios podem começar a serem expostos por problemas de gengiva por exemplo.
A Universidade de Inonu, apontou em seu estudo que homens que apresentaram a gengiva inflamada tem três vezes mais chances de ter dificuldade de ereção. O estudo foi feito com um grupo de 82 pacientes homens sem problema de disfunção erétil e 80 com problemas de disfunção, todos eles tinham entre 30 – 40 anos.
Foi notado que, dentro do grupo de homens com problema de impotência, 53% deles sofriam de inflamação crônica na gengiva, também conhecida como periodontite.
Por que o homem fica impotente nestes casos de periodontite?
Primeiramente não é todo homem com periodontite que terá impotência sexual, mas este problema aumenta consideravelmente a chance de que isso ocorra. Além é claro de outros riscos à saúde como problemas cardíacos e até mesmo pneumonia como falamos aqui no blog anteriormente.
A explicação para esse acontecimento é que a gengiva é uma porta para a corrente sanguínea em nosso corpo, e as bactérias podem entrar por ela e assim criar entupimento dos vasos sanguíneos por meio de placas, o que causa a impotência no homem devido a dificuldade em se ter ereção. Além desse fator, as bactérias também atacam uma enzima encontrada no corpo chamada eNOS, que auxilia os homens a terem a ereção.
A gengivite e os problemas de saúde
As pessoas se preocupam com a aparência dos dentes e se esquecem da gengiva. As doenças relacionadas a ela são perigosas e infelizmente silenciosas, sendo notadas com a atenção que merecem somente quando estão mais avançadas.
Quando a inflamação se espalha, ela não se restringe a área da boca, se multiplicando então pelo organismo. As infecções de gengiva geralmente acontecem por meio de 400 bactérias, quando o homem não consegue ter ereção pode estar relacionado a essa infecção mas também temos a possibilidade de desenvolver: piora da diabetes, formação de placas de gordura, problemas pulmonares e cardíacos por exemplo.
Impotência masculina: o que fazer para evitar o problema
A impotência está associada a diversos fatores, pois a ereção é um evento causado por um fenômeno circulatório mediado por hormônios, metabolismo, condições neurológicas e psicológicas. Por isso quando falamos de problemas de ereção, podemos comparar suas causas com as mesmas dos problemas circulatórios como: diabetes, colesterol elevado, triglicérides elevado, sedentarismo, obesidade, uso de drogas, hipertensão e fatores emocionais.
Então boa condição física, boa alimentação, não ter vícios, tratamento psicológico quando necessário e check-up em dia ajudam a evitar o problema. Se tratando de saúde bucal é importante manter uma higiene oral correta (leia mais em nosso artigo sobre o uso da escova e fio dental) e fazer uma visita ao seu dentista pelo menos a cada 6 meses. Se é possível prevenir, por que remediar, não é mesmo?
Quer conhecer dentistas de confiança e uma clínica com equipamentos de qualidade para te atender? Então faça o agendamento de sua avaliação na dr.dents! Clique aqui e deixe seus dados para que possamos entrar em contato com você.