
Ortodontia preventiva e o cuidado com os dentes
Hoje em dia temos vários tratamentos que visam corrigir problemas ou melhorar os dentes. A ortodontia é capaz de salvar elementos que há tempos atrás seriam simplesmente arrancados. Isso torna a ortodontia preventiva um dos meios mais eficazes de manter a saúde em dia.
Procurando por dentista em Vila Velha? Venha conhecer os profissionais da dr.dents! Entre em contato e agende sua avaliação: 📞(27) 3535-3025 ou nos chame no WhatsApp: 📲 (27) 99811-3025
Há um ditado popular que diz que é melhor prevenir do que remediar. Isto é muito certo quando percebemos que a conta sai cara quando a saúde está prejudicada. Muitas vezes deixamos a saúde de lado e a prevenção saúde bucal para só buscar socorro quando os sintomas começam a aparecer. E é aí que mora o perigo, já que muitas vezes quando dores ou incômodos surgem, a doença pode estar em um estágio já avançado e atingido inclusive outros órgãos do corpo.
A verdade é que muitos dentes podem ser salvos com atos simples como manter cuidados de higiene oral como a escovação diária e visitas periódicas ao dentista. Mas há casos que necessitam da ajuda de um médico. Com a ortodontia preventiva, os dentistas tem condições de fazer exames e tratar possíveis problemas que ainda nem apareceram. Sempre lembrando que é necessário manter cuidados de higiene bucal em todos os períodos da vida, e principalmente na gravidez e na terceira idade.
Qual a importância da ortodontia nos cuidados com os dentes?
A ortodontia é a especialidade de odontologia que visa prevenir e acompanhar o desenvolvimento dos dentes, bem como tratar problemas e disfunções no alinhamento dos mesmos. Uma das principais atividades para a prevenção bucal feita por esses profissionais é a indicação para o uso de aparelhos.
Quando os dentes apresentam problemas de oclusão como dentes cruzados, espaço maior entre eles, desgastes, será necessário fazer uma correção com o que chamamos de ortodontia interceptativa. Isso é feito através do uso de aparelhos ortodônticos ou até mesmo extração de um ou mais dentes. O uso de expansor palatino também poderá ser usado para corrigir a largura do céu da boca e fazer com que os dentes permanentes nasçam no espaço correto.
Mas qual a principal diferença entre a ortodontia preventiva e interceptativa? A ortodontia preventiva, como o próprio nome diz, é uma prevenção de doenças bucais e deve ser aplicada antes que elas possam incomodar. Seus tratamentos irão ajudar a evitar problemas ainda maiores.
Já a interceptativa (também conhecida como ortodontia corretiva ou interceptora) é feita quando o problema oclusivo já existe, e prejudica as funções de mastigação, fala, funcionalidade e estética. O dentista irá prescrever o tratamento correto a ser utilizado, e que deverá ser seguido durante o período indicado.
Ortodontia preventiva em odontopediatria
Assim como as visitas aos pediatras devem ser feitas periodicamente, os pais não devem deixar para depois e agendar a primeira visita de seus filhos a um dentista. Os cuidados com a saúde bucal devem começar desde cedo. O ideal é que os pais levem seus filhos desde a um dentista para que eles tenham contato e cuidado com os dentes ainda na infância.
O dentista irá acompanhar o crescimento dos pequenos e indicar os melhores meios de prevenção da saúde bucal, conversando com os pais com relação a escovação, tratamento, prevenção de cárie dentária e outras dúvidas mais frequentes. Esse acompanhamento também poderá corrigir alguns problemas que possam ter origens genéticas durante a prevenção odontológica infantil.
Em todos os casos, os cuidados com a boca devem ser adotados ainda na infância .E dentes cuidados têm maiores chances de se desenvolverem de maneira saudável.
Nós da dr.dents estamos aqui para te ajudar a entender melhor sobre saúde bucal e realizar todos os procedimentos necessários para cuidar de você e de sua família. Entre em contato conosco e agende a sua avaliação: 📞(27) 3535-3025 ou nos chame no WhatsApp: 📲 (27) 99811-3025