
A periodontite e seu risco à saúde bucal
A periodontite é uma das doenças bucais que mais incomodam os pacientes. Seu diagnóstico se dá após uma visita ao dentista. Ele irá fazer exames que identificarão o problema específico e tratamento adequado. Mas há algumas informações que traremos aqui para vocês nesta matéria e que ajudarão a observar os principais sintomas, suas causas e possíveis tratamentos.
Há quanto tempo você não passa pelo dentista? Sabia que é necessário uma visita a cada 6 meses para manter a saúde bucal em dia? Reserve um tempinho para se cuidar e agente sua avaliação em nossa clínica odontológica em Vila Velha: 📞(27) 3535-3025 ou nos chame no WhatsApp: 📲 (27) 99811-3025
Antes de mais nada, o que é periodontite?
A periodontite é uma inflamação proveniente de uma gengivite não é tratada a tempo. Isso ocorre quando o tratamento não é feito e a inflamação espalha-se das gengivas chegando ao ligamento e ossos dos dentes. Ela também é conhecida como doença periodontal, pois tem como principal característica a perda do ligamento periodontal. E quando a periodontite se torna crônica, com o avançar da doença poderá ocorrer a destruição do tecido ósseo com a presença de bolsas periodontais.
Causas da Periodontite
A gengivite e periodontite tem tudo a ver, como podemos observar. Se a gengivite não for tratada, há uma piora significativa na saúde bucal. A placa bacteriana e o tártaro também são causas. Por isso, sempre iremos lembrar que o quanto antes o problema for detectado, através de uma consulta médica, mais chances há de cura, principalmente quando está ainda nos primeiros estágios.
O dentista irá fazer o diagnóstico com uma sonda periodontal, um instrumento que é capaz de medir o local entre dentes e gengivas. Quando as gengivas estão saudáveis, o sulco é raso, mas quando há a presença de uma periodontite agressiva, surge a inflamação e formação de uma bolsa profunda.
Há algumas doenças também que estão relacionadas doenças periodontais e podem ser a causa: diabetes, problemas cardíacos, formação de placas e tártaro, fumo, medicamentos específicos, desnutrição, alterações hormonais, fatores psicossociais e outros.
Sintomas da Periodontite
Muitas vezes os pacientes adiam a visita ao dentista por ignorar sintomas bastante claros de doenças bucais. E muitas vezes, na fase da gengivite, ele pode até mesmo não sentir dor. Então é altamente indicado prestar atenção em alguns sintomas que indicam problemas no local. São eles:
– Gengiva sensível, avermelhada e/ou com inchaço. Pode até mesmo apresentar sangramento no ato da escovação. Este sangramento também pode ocorrer com o uso de fio dental.
– Afastamento da gengiva do dente (ou retração).
– Mau hálito, gosto ruim na boca. Esses sintomas podem ser persistentes.
– Bolhas de pus. Estes se formam em torno e entre os dentes.
– Dentes soltos ou amolecidos.
– Dores e incômodo no local ao se alimentar. Em casos mais avançados pode ser sentido até mesmo sem que se alimente.
– Pode também ocorrer sensibilidade ao comer ou beber algo gelado ou quente.
Tratamentos
Após o diagnóstico da doença, o dentista irá iniciar o tratamento. Este vai depender do nível da doença. Para saber qual o tratamento mais indicado, o dentista especializado em periodontia verá qual o estágio da doença:
– Periodontite crônica, a mais comum e simples, muitas vezes demorando a se estender. Pode ocorrer em jovens e com pessoas com predisposição genética.
– Periodontite agressiva: forma-se de uma maneira mais agressiva e rápida, comprometendo o local.
– Há ainda um tipo mais grave ainda, que é a úlcera necrosante. Os efeitos da periodontite avançada são observados rapidamente e há um comprometimento geral dos ossos e ligamento alveolar.
Com a identificação, inicia-se o tratamento para periodontite. O mais comum é a raspagem periodontal com um limpador ultra-sônico ou raspador. Com eles, o dentista irá fazer uma raspagem supragengival. Em alguns casos há a necessidade de utilização de anestésicos.
Caso a doença esteja num estágio mais avançado, poderá ser feito um alisamento radicular. Para isso, será usado um ultrassom para remover bactérias, restos de comida ou qualquer elemento estranho ao local.
Em casos ainda mais severos, pode-se ser realizada uma cirurgia periodontal. Ela é indicada quando as bolsas periodontais tiverem profundidades maiores de 5 mm. Nesta cirurgia, o profissional irá reduzir as bolsas ou poderá também fazer enxerto a fim de restaurar a estrutura óssea.
Após os procedimentos, o dentista irá indicar medicamentos específicos para dores e anti-inflamatórios, que auxiliarão na cura e dar instruções com relação aos cuidados bucais.
Não é preciso esperar tanto para se cuidar, não é mesmo? Pense em sua saúde em primeiro lugar! Agende sua avaliação na dr.dents Vila Velha: 📞(27) 3535-3025 ou nos chame no WhatsApp: 📲 (27) 99811-3025.