
Placa bacteriana – Entenda do que se trata a placa dentária e quais os riscos da placa bacteriana nos dentes
Mesmo com tantos avanços que encontramos no tratamento de dentes, a cárie ainda é um mal que atinge grande parte da população mundial, sendo considerada a segunda doença não contagiosa mais comum no mundo, perdendo somente para o resfriado (dados da OMS – Organização Mundial da Saúde).
Você deve se perguntar qual a relação da bactéria no dente, da placa no dente e do tártaro nos dentes. Podemos afirmar que um depende do outro para existir e neste artigo você saberá mais o que é cada um deles e também como é feita a remoção de placa bacteriana.
Você se preocupa com a sua saúde bucal e de sua família? Nós da dr.dents estamos aqui para te ajudar a entender melhor sobre saúde bucal e realizar todos os procedimentos necessários para cuidar de você e de sua família. Entre em contato conosco e agende a sua avaliação: 📞(27) 3535-3025 ou nos chame no WhatsApp: 📲 (27) 99811-3025
Para conhecer mais sobre o tártaro no dente e a placa de dente, continue a leitura:
O que é placa bacteriana
Para responder o que é a placa bacteriana, é preciso compreender primeiramente que é comum termos bactérias na boca, algumas delas trabalham até a nosso benefício, porém existem as que causam doenças, principalmente se encontrarem em nossa boca o ambiente perfeito para viverem. Resumindo: não há como não termos bactérias na boca, mas a placa nos dentes é opcional.
A placa é uma camada pegajosa formada por bactérias que cobre os dentes, os desgastando e por fim causando a cárie.
A bactéria mais comum causadora da cárie é da família Streptococcus, sendo mais preciso a Streptococcus mutans. Mas, não é a única, podemos destacar também a Streptococcus sobrinus e a Lactobacillus. Todas são classificadas como bactérias cariogênicas, que produzem ácidos ao fermentar carboidratos e sobrevivem em meio ao ácido.
Também chamada de biofilme dental, a placa é a principal causadora da cárie dental, e a forma de prevenir-se é ter uma higiene bucal adequada e visitas semestralmente ao dentista para realização da limpeza bucal.
Então, tirar a placa bacteriana e não deixá-la se formar é o princípio básico para garantir a saúde da boca.
Como se forma a placa bacteriana
A formação da placa bacteriana acontece através da junção de bactérias, células em descamação, células de defesa e restos de alimentos na boca. Essa combinação cria uma película que se prende ao dente com o objetivo de deteriorá-lo.
Quando as primeiras manchas brancas aparecerem, é sinal de que o processo de cárie já começou. O começo da cárie é uma desmineralização dos dentes, de maneira indolor e lenta. Ao se ver no dente o pequeno pontinho preto, que chamaríamos de cárie pequena, é na verdade a presença já da cavidade fruto de uma ação diária das bactérias nos dentes que não foram bem cuidados.
O que é tártaro
O tártaro dental é a placa em sua forma endurecida sobre os dentes. Existe também o tártaro gengival que causa a irritação desse tecido. O dente com tártaro ajuda à proliferação das placas bacterianas, sendo assim é muito importante a remoção de tártaro que só pode ser realizada pelo dentista.
Além de todo mal que o tártaro pode causar, ele ainda prejudica demais a estética bucal, pois mancha com facilidade os dentes além de ser percebido com facilidade.
O que a placa bacteriana pode causar
Como citado acima, a placa causa tártaro, cárie, problemas de gengiva, mau hálito, e até mesmo a perda do dente.
Desta forma as placas dentárias causam doenças periodontais, como a gengivite, e em estágios mais avançados, forma-se a periodontite, onde os tecidos que dão suporte aos dentes ficam inflamados, podendo causar a perda dos dentes.
As doenças periodontais são mais comuns em adultos, nos jovens a incidência maior acontece por meio das cáries. Esses são os transtornos que um dente com placa pode causar à vida de uma pessoa.
Placa bacteriana – tratamento: como remover placa bacteriana
A forma de como tirar placa dos dentes é simples e tem um processo diário. O uso de escova dental macia, pasta com flúor e o fio dental são as principais ferramentas para a remoção. A longo prazo será necessária a visita ao dentista para verificar a limpeza, ele também poderá te orientar melhor na escolha da escova, da pasta e em como escovar os dentes. Não tenha vergonha de perguntar se houver dúvidas.
Remover a placa bacteriana em seu estágio inicial não tem mistério, mas há pontos que não vemos ou não alcançamos direito e somente uma limpeza profunda feita por um profissional poderá garantir a saúde de sua boca.
Tenha em mente que a prevenção é a melhor saída, à medida que a doença da cárie ou da gengiva se agravar, o tratamento será muito mais complexo e podem gerar danos irreversíveis aos seus dentes.
Leia tudo sobre a cárie em um artigo completo aqui em nosso blog. E não se esqueça também da importância do cuidado com os dentes de leite do seu filho!