
Falta de saúde bucal pode ser causa de pneumonia
Tão forte que é a maior responsável pela morte de crianças com menos de 5 anos de idade no mundo, esse dado foi divulgado pela Organização Mundial da Saúde, OMS e ele diz respeito sobre a pneumonia.
Os sintomas da pneumonia devem ser tratados logo na fase inicial, e o alerta mundial sobre os riscos dessa doença é tão alto que temos até mesmo uma data de lembrete: 12 de novembro, dia mundial da pneumonia. Essa data não serve como comemoração, e sim um alerta para que tenha-se a consciência de prevenção e os cuidados urgentes caso contraia a doença.
E por incrível que pareça para muitos, a saúde bucal está associada ao combate da bactéria. Saiba mais lendo este artigo:
O que é pneumonia?
A pneumonia é uma infecção no pulmão que inflama os sacos de ar presentes neste órgão, os enchendo de líquido ou pus. Essa secreção no pulmão torna-se fatal para qualquer pessoa, embora seja mais perigosa como pneumonia em bebê, pneumonia infantil ou pneumonia em idosos.
O que causa pneumonia?
As causas da pneumonia são diversas, podendo ser contraída por bactérias, vírus, fungos ou até mesmo pela inalação de produtos tóxicos. Mas será que a pneumonia é transmissível, ou não?
Pneumonia é contagiosa?
Depende. Em seu maior número de casos não, mas alguns tipos de pneumonia são contagiosos como: alguns casos de pneumonia bacteriana e a pneumonia viral. Portanto pneumonia pega, mas não é transmitida tão facilmente de uma pessoa para outra.
Aproveite e conheça também as vantagens de fazer sua avaliação e tratamento aqui na dr.dents!
Bactéria no pulmão – como a visita ao dentista pode ajudar na prevenção
A boca é o local de diversas bactérias, porém algumas são benéficas mas há as indesejadas. Em um estudo apresentado na IDWeek em 2016, a equipe da Virginia Commonwealth University, liderada pela Dra. Michelle Doll mostrou que as chances de contração da pneumonia bacteriana podem diminuir significativamente em pessoas que fazem visitas regulares ao dentista.
“Nunca podemos livrar a boca de bactérias por completo, mas uma boa higiene oral pode limitar as quantidades de bactérias presentes.” – Dra.Doll
Para o estudo, mais de 26 mil pessoas tiveram o quadro geral de saúde analisado, onde o grupo que realizou a higiene oral desejada além das visitas ao dentista estabelecidas, mostraram uma diminuição considerável nas chances de contrair a doença em relação àquelas que não fizeram um check-up semestral com especialistas da saúde bucal.
Embora o foco – para a maioria das pessoas – de ir ao dentista seja a estética, a importância das boas condições bucais vão muito além do que se pode imaginar quando falamos sobre qualidade de vida e boas condições de saúde no geral.
Para compreender melhor essa forma de contágio, deve-se entender que o corpo possui muitos micróbios (apenas 43% das células do nosso corpo são humanas, o restante é composto por micro-organismos) onde a maioria deles são benéficos ou não causam mal algum. Porém há os invasores indesejados e alguns deles não despertam se não estiverem sob alguma circunstância propícia, portanto pode-se afirmar que possuímos a chance de carregar bactérias perigosas que nunca nos atacarão se não receberem as condições necessárias.
Quando falamos sobre a bactéria da pneumonia, ela precisa ser inalada para agir, ou seja, causar a infecção. Ao se realizar a higienização bucal desejada e as visitas recomendadas ao dentista, diminuímos as chances dela chegar ao pulmão, pois é retirada antes que isso ocorra.
As pessoas que participaram desse estudo sem visitarem o dentista, mostraram quase o dobro de chance (1,8) de contraírem a pneumonia bacteriana comparados aos que realizaram a limpeza e tratamento dental indicado.
Se mantenha informado, não deixe de ler mais artigos sobre a saúde bucal em nosso blog!
Pneumonia é grave – Cenário no Brasil
A principal doença infecciosa no Brasil é a pneumonia – segundo o Ministério da Saúde. Para comparar em um cenário ainda maior, podemos afirmar que ela é também, o terceiro maior motivo de mortes em nosso país. Foram 68,3 mil casos registrados em 2013.
Idosos, bebês e crianças são os alvos mais vulneráveis, e os que precisam de maior atenção e cuidado. Ao notar o princípio de pneumonia, não se pode esperar para ver se é gripe ou não, deve-se consultar o médico o quanto antes.
Quais os sintomas da pneumonia?
Os principais sinais de pneumonia são:
- tosse com secreção (pode conter até mesmo sangue);
- calafrios;
- falta de ar;
- dor no peito ao respirar;
- febre.
Não espere pelo surgimento de todos os sintomas de pneumonia para procurar um médico especialista, faça uma consulta o quanto antes, principalmente se você faz parte do grupo de risco. Em caso de bebês, a atenção e preocupação dos pais deve ser redobrada.
Tratamento da pneumonia
Embora dependa da causa da pneumonia e das condições do paciente, o tratamento mais comum para a pneumonia são:
- causa bacteriana: antibióticos;
- causada por vírus: analgésicos e antitérmicos (antivirais em casos mais graves da doença);
- causadas por fungos: medicamentos específicos para o fungo causador.
A pneumonia tem cura quando o tratamento é realizado da forma correta e é mais fácil de ser combatida se tratada nos sintomas de início da pneumonia.
Pneumonia prevenção
Além do assunto que tratamos aqui neste artigo sobre a visita semestral ao dentista para prevenir, devemos destacar também a necessidade de:
- vacinação;
- não fumar;
- evitar aglomerações quando possível;
- e lembrar sempre de lavar as mãos.
O que causa a pneumonia pode ser apresentado em diversos fatores, mas não há o que discutir quando falamos de hábitos que devem ser adotados por todos, pois são atitudes simples que diminuem muito a chance de infecção da doença.
E por falar em prevenção, você já foi a um dentista este semestre? Clique aqui que nós entraremos em contato para agendar a sua avaliação na dr.dents!