
Síndrome de Down e o sorriso perfeito – A importância da saúde bucal de pessoas com Down
Para você entender melhor sobre o que é Síndrome de Down saiba que também ela é chamada de trissomia 21, isto é, apresenta alterações cromossômicas exatamente no par 21. E por conta dessa diferença, as pessoas com Síndrome de Down possuem características físicas divergentes, uma forma e habilidade de aprendizado diferenciado e são sensíveis e muito interessadas por tudo, por isso a alteração no cromossomo é carinhosamente apelidada de cromossomo do amor. A personalidade pode ser muito “moldada” ainda na infância, quanto mais estímulos e incentivos receber, menor será o grau em relação aos sintomas que mais os diferem.
Não para por aí! Além disso o cuidado com a saúde bucal de pessoas com Down precisa ser redobrado, isso porque eles portam uma tendência muito grande a ter de enfrentar problemas bucais. Procurando por especialistas em clínicas odontológicas de Vila Velha? Agende sua consulta conosco aqui na dr.dents! Temos excelentes profissionais e principalmente, muito carinho e conhecimento para atendê-lo da melhor forma: 📞(27) 3535-3025 ou nos chame no WhatsApp: 📲 (27) 99811-3025.
Continue lendo esse artigo e saiba tudo sobre Síndrome de Down e a necessidade de um tratamento dentário especializado, entenda melhor sobre a importância da ida ao dentista, e o porquê se deve ter um cuidado especial quando o assunto é a saúde bucal.
Características da Síndrome de Down e tratamento odontológico
Como uma das principais informações sobre Síndrome de Down, é recomendado que já no primeiro mês de vida da pessoa que a possui, se inicie o tratamento odontológico, isso porque é com esse acompanhamento que é possível prevenir problemas ou ainda controlá-los antes mesmo de se agravarem.
Além disso, o fato de irem ao dentista desde pequenos, faz com que achem futuramente algo natural, sendo que não terá necessidades de anestesias ou até mesmo a sedação para que o dentista consiga realizar os procedimentos básicos e de avaliação. Gerar essa proximidade com o profissional desde cedo é de extrema importância para a vida da pessoa com Down, assim como também para qualquer outra pessoa.
Outro ponto que deve ser levado em consideração é o histórico médico da criança, o dentista deve ser informado de todos os procedimentos e características da Síndrome no bebê, para que possa planejar o melhor tratamento para o pequeno.
Os problemas bucais mais comuns nas pessoas com Down
Pessoas que têm Síndrome de Down precisam de atenção maior, os problemas dependem muito do nível de gravidade apresentada, existem aqueles que são mais leves e outros que são problemas intensos. Os sinais mais comuns entre essas pessoas são:
- língua aumentada;
- língua fissurada;
- atraso na erupção dos dentes de leite e dos dentes permanentes;
- anomalias como dentes com raízes muito curtas;
- bruxismo;
- mordida torta;
- manchas dentais;
- gengivite;
- halitose.
Além da saúde bucal, esses problemas também podem prejudicar na estética e na autoestima, por isso o indicado é que além de procurar um dentista, investir em profissionais fonoaudiólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, entre outros é essencial para aumentar a qualidade de vida e bem-estar dos portadores da Síndrome.
Placa Palatina de Memória para crianças com Síndrome de Down
Em casos específicos, onde há problema de fala, ou que a língua fique para fora é necessário o uso desse aparelho especial que fará com que a língua e o lábio superior se posicione adequadamente. Com o uso desse aparelho, é possível ver mudanças positivas na musculatura e uma capacidade melhor na respiração e até mesmo na fala.
Essa intervenção deve ocorrer nos primeiros anos de vida das crianças com Síndrome de Down, para que a correção seja realizada durante seu desenvolvimento.
A saúde bucal da pessoa com Down
Recebendo os devidos tratamentos para casos especiais como o citado acima, o restante do tratamento bucal será como o de qualquer pessoa, sempre ficando atento ao consumo em demasia do açúcar e criando o hábito de higiene bucal necessário, com as indicações estabelecidas pelo seu dentista.
Desenvolvimento bucal em pessoas com Síndrome de Down
Maxilar
O maxilar superior é pequeno em relação ao inferior, com isso a junção pode ser afetada, fazendo com que a mordida seja torta ou sem encaixe. Nesta mesma questão o céu da boca muitas vezes também é um desafio, isso porque tem o formato em V e com isso pode deixar resíduos presos, gerando infecções e incômodo.
Erupção dentária na criança com Down
Geralmente os dentes nascem de forma previsível mas com as pessoas que possuem essa síndrome é diferente. Isto é, geralmente entre 12 e 14 meses surge o primeiro dente, mas o nascimento também pode demorar até 24 meses. Além disso, há casos em que a criança completa 4 ou 5 anos e não tem todos os dentes de leite ainda.
E na sequência podem enfrentam a demora na troca dos dentes, isto é, os primários não caem levando o atraso da erupção dos dentes permanentes.
O processo de dentição
O processo do nascimento do dente pode ser muito doloroso, isto porque a criança geralmente enfrentará febre, irritabilidade, gengivas vermelhas, irritação no rosto, alteração no apetite, descontrole emocional e alteração no sono.
Hipodontia
A Hipodontia é a falta tanto dos dentes de leite como também dos permanentes. A arcada dentária pode ter formatos diferentes com odito acima, além disso pode acontecer o que é chamado de hipoplasia, onde a superfície do esmalte é afetada.
Sobre consequência dessas características as pessoas com Síndrome de Down podem desenvolver facilmente cáries dentárias, doenças nas gengivas, bruxismo, entre outros problemas. Por isso é tão recomendada a atenção especial à saúde bucal desse paciente a sua ida com regularidade ao dentista.
A importância do dentista para quem tem Síndrome de Down
Para evitar o agravamento desses problemas bucais citados, é necessário o acompanhamento com um dentista desde os primeiros meses de vida da criança, isso porque com a análise, exames e a orientação certa é possível ter uma saúde bucal adequada. Lembrando que o tratamento em conjunto com as outras especialidades melhora a qualidade de vida do paciente e a sua autoconfiança.
Pronto para garantir uma melhor saúde bucal? Conheça mais sobre a dr.dents, o seu dentista em Vila Velha! Clique aqui.