
5 principais sintomas de gengivite
A gengivite é uma das mais comuns doenças bucais. Mas antes de buscar o tratamento para gengivite, é necessário que se busque as causas e se faça um diagnóstico correto. Por isso que não use pomada para gengivite ou qualquer outro tipo de remédio para inflamação na gengiva antes de procurar um dentista.
Suas causas podem ser diversas e o dentista em sua consulta irá avaliar o local para saber o que causa gengivite e fazer algumas perguntinhas sobre o que pode ter deixado a gengiva sensível, se o paciente constantemente tem esse tipo de inflamação, se faz uma boa higiene bucal ou está fazendo um tratamento e usando um medicamento no momento. Somente com isso ele poderá indicar um tratamento para a gengivite.
Há quanto tempo você não passa pelo dentista? Sabia que é necessário uma visita a cada 6 meses para manter a saúde bucal em dia? Reserve um tempinho para se cuidar e agente sua avaliação em nossa clínica odontológica em Vila Velha: 📞(27) 3535-3025 ou nos chame no WhatsApp: 📲 (27) 99811-3025
A gengivite é uma inflamação que surge na gengiva e que, se tratada a tempo, não causará maiores danos ao organismo. A principal causa do problema é a placa bacteriana, uma fina película de bactérias que gruda e fica nos dentes caso eles não sejam escovados após as refeições. Esses resíduos podem causar coceira na gengiva e causar outros incômodos.
A gengivite não é contagiosa, não aparece em pessoas de determinada idade, ela pode surgir tanto em jovens quanto em adultos. Fumar cigarro, doenças como diabetes ou pessoas que estejam com a imunidade baixa também são sérios candidatos a desenvolver a doença.
Por isso, antes de mais nada, é imprescindível manter a higiene bucal em dia. E isso é feito de uma maneira muito simples: escovando os dentes sempre após as refeições, incluindo também o uso de fio dental e enxaguante para gengivite.
Os principais sintomas de gengivite
-
Inchaço e vermelhidão na gengiva
Esse é de fato o sintoma mais comum da doença. Com bactérias no local, estas apresentam um aspecto inchado e dor nas gengivas. Apresentam também uma mudança da cor, que indicam a inflamação. A gengiva fica vermelha e o inchaço se espalhar por toda a região. Em algumas pessoas ela pode ficar arroxeada. Nem é preciso dizer que isso incomoda bastante.
Como desinchar a gengiva? Busque imediatamente um dentista.
-
Sangramento
O sangramento nas gengivas é também um sintoma bastante comum. Muitas vezes esse sintoma é causado quando, durante a inflamação, o paciente escove os dentes e a região com muita força. Com o local já comprometido, surgem os sangramentos na gengiva que esteja vermelha e doendo.
A indicação neste caso é que, enquanto não se busca o apoio médico, escove-se de maneira suave o local, com uma escova de cerdas macias. Até porque qualquer atrito pode causar dor forte na gengiva.
-
Mau-hálito
Caso não haja um tratamento da gengivite, podem surgir outros sintomas como o mau-hálito. Esse sintoma surge com o passar dos dias, quando esta já está evoluindo para uma periodontite. E a periodontite é uma inflamação que já está espalhada não só pela gengiva, mas também afetando os tecidos que levam ao osso do dente. Pode até mesmo destruir o osso maxilar.
Assim como o mau-hálito, podem também surgir também alterações no paladar, deixando um gosto ruim na boca.
Saiba tudo sobre a gengivite aqui em nosso blog!
-
Retração gengival
Pode parecer que os dentes estão mais longos, mas na verdade, nesta fase da inflamação, a gengiva recua, afastando-se dos dentes.
-
Pus em torno dos dentes ou fístula na gengiva
Aqui mais um alerta. Possam ser que apareçam, além dos sintomas já indicados, pequenas bolhas de pus, que se alojam entre os dentes. Isso torna o local ainda mais sensível.
Não é preciso esperar tanto para se cuidar, não é mesmo? Pense em sua saúde em primeiro lugar! Agende sua avaliação na dr.dents Vila Velha: 📞(27) 3535-3025 ou nos chame no WhatsApp: 📲 (27) 99811-3025.