
Conheça os tipos de aparelhos e para que servem cada um dos aparelhos ortodônticos
O tabu do uso do aparelho ortodôntico há muito tempo ficou para trás. Quem ainda guarda algum tipo de receio é porque não conhece a evolução do aparelho dentário, seus incontestáveis benefícios e a diversidade de tipos de aparelhos que encontramos no mercado.
Por este motivo a dr.dents preparou para você um pequeno guia dos diferentes tipos de aparelho dentário e suas funções, e se quiser saber mais sobre tratamentos dentários, não deixe de ficar atento aos artigos publicados toda semana aqui em nosso blog.
Você está em dúvida sobre qual aparelho usar? Clique aqui e agende uma avaliação na dr.dents.
Confira abaixo os tipos de aparelhos de dente existentes no mercado e converse com o seu dentista sobre qual é mais indicado para você:
Tipos de aparelhos ortodônticos e suas funções
Aparelho Móvel
Como o próprio nome diz, é um aparelho removível pelo paciente quando desejar, e deve ser retirado para a limpeza bucal e na hora da alimentação. Sua composição é de resina acrílica na área que fica em contato ao céu da boca e fios de aço que ficam a frente dos dentes.
O princípio básico do aparelho dentário móvel é fazer pequenas movimentações na arcada dentária e assim manter os dentes no alinhamento correto, devido a este motivo, ele é muito usado após o tratamento com o aparelho fixo por exemplo. Seu outro modo de uso é em crianças de até 12 anos, pois estas ainda irão trocar os dentes, então não há (na maioria das vezes) a necessidade de usar outro tipo de aparelho.
O aparelho de dente móvel não é necessariamente um aparelho de contenção, desta forma nem sempre após o tratamento com o aparelho fixo, o móvel será obrigatoriamente indicado, um modelo de contenção fixa talvez seja o escolhido como melhor para o seu uso pelo dentista. Um tipo de aparelho móvel conhecido é o aparelho invisível, muitas vezes confundido com o aparelho transparente (que é fixo).
Aparelho Fixo
O aparelho ortodôntico fixo é o mais conhecido dentre os modelos de aparelho de dente. Nele há uma aplicação de força leve para promover a movimentação dos dentes na arcada dentária de forma lenta, fazendo com que eles ocupem assim, o lugar correto para a mordida. Para a fixação do aparelho nos dentes usa-se os braquetes (colados um por dente), bandas e o fio metálico.
Este modelo precisa do dentista para colocar o aparelho no dente e fazer a devida manutenção, já sua higienização é mais delicada do que a dos aparelhos móveis e por isso o paciente deve tomar mais cuidado e atenção ao escovar e higienizar a boca.
Conheça mais sobre para que serve os aparelhos fixos e seus benefícios em nosso blog.
Aparelho fixo estético
Esse é o aparelho fixo, porém surgiu no mercado como uma opção para quem procura por um aparelho dentário estético, seja ele aparelho fixo transparente ou da cor do dente, para ter assim uma aparência mais natural. O material utilizado nesses aparelhos de dente também são mais resistentes do que o do modelo tradicional. Os tipos mais conhecidos são: aparelho de safira, aparelho de porcelana e aparelho de policarbonato. Devido a essas vantagens, o custo desses aparelhos é superior ao do aparelho metálico.
Encontre o seu dentista em Vila Velha, conheça melhor a dr.dents!
Alinhador Estético
O queridinho do momento é um aparelho removível que é chamado também de aparelho invisível, não interferindo na aparência de quem o usa pois quase não é visto, por isso o termo “estético”. Este aparelho está em alta e é encontrado em uma grande variedade de preços. A indicação de qual modelo utilizar é feita pelo próprio dentista, que explicará qual a finalidade do uso deste tipo de aparelho ortodôntico e se no seu caso, você poderá usá-lo.
Aparelho Ortodôntico Autoligado
O aparelho ortodôntico tem tipos parecidos, porém na sua funcionalidade ou finalidade o resultado é diferente. Um exemplo disso é o aparelho dental autoligado. Este é também um dos modelos do aparelho fixo, que é encontrado no mercado em aparência toda metálica ou com braquetes transparentes.
As principais diferenças são: as borrachinhas utilizadas nos braquetes são dispensáveis por ele ter uma canaleta em sua formação e isso evita as manchas comuns no aparelho tradicional, outro ponto é que em alguns casos o tratamento tem uma duração menor e as visitas ao dentista também serão menos frequentes do que no uso do aparelho metálico convencional.
Aparelho Lingual
Também chamado de aparelho dental invisível, o aparelho ortodôntico lingual tem seus braquetes no lado interno dos dentes, ficando assim em contato com a língua e sendo mais difícil de ser visto, ajudando e muito quem se preocupa com a aparência de um aparelho na boca, ou que simplesmente não gostam de dentes com aparelho.
O aparelho dental interno é um dos tipos de aparelho ortodôntico fixo para quem tem leves complicações e terá um período mais curto de tratamento.
Aparelho Dental Expansor Palatino
Considerado um aparelho fixo, o expansor palatino é um dos menos usados e possui uma função bem pontual: alargar o espaço do palato, conhecido como céu da boca, para assim poder realizar o tratamento de alinhamento dos dentes.
Dentre os tipos de aparelhos dentários, ele é considerado o mais difícil de se adaptar, mas seu uso costuma ser por períodos curtos na maioria dos casos.
Se você está colocando um aparelho ortodôntico ou precisa de algum, saiba que uma boca com aparelho é sinal de um sorriso perfeito futuramente. Não tenha medo do tratamento pois ele é por um período determinado e com essa vasta linha de opções, fica muito mais fácil escolher um tipo de aparelho de dente que combina com você.
E sabe o que mais pode garantir o sucesso do seu tratamento? Um dentista especialista e preocupado com a sua saúde e bem-estar. Então clique aqui e agende hoje mesmo sua visita com um dos excelentes profissionais da dr.dents.