
Bruxismo noturno, bruxismo diurno: veja os tipos de bruxismo
O bruxismo, transtorno da articulação temporomandibular, caracteriza-se pelo ranger dos dentes. Na maioria das vezes ocorre durante a madrugada, quando o paciente encontra-se dormindo, mas também pode ocorrer durante o dia.
O transtorno causa desgastes nos dentes, e em casos mais em que há um bruxismo severo também causa a perda destes. Outros sintomas incluem dificuldade de abrir a boca, zumbido nos ouvidos, dentes fraturados, mastigação travada, estalos na mandíbula, sono alterado, feridas na gengiva.
O que te atrapalha ir ao dentista? Falta de tempo? Vergonha? Medo? Então clique aqui e agende uma avaliação na dr.dents, o seu dentista em Vila Velha, no melhor dia e horário para você, durante a consulta você poderá esclarecer tudo que te incomoda e tirar até mesmo alguns tabus de sua cabeça que te atrapalharam até hoje em cuidar melhor da sua saúde bucal e do seu sorriso!
Tipos do bruxismo
Existem dois tipos de bruxismo: o bruxismo diurno e o bruxismo noturno. A principal diferença entre as duas é que uma ocorre quando a pessoa está acordada, e a outra quando está dormindo.
O bruxismo dental diurno, também conhecido por briquismo pode ser desencadeado em situações de estresse físico e mental, mas também pode pode ser também resultado do efeito colateral de medicamentos. Esta é uma ação semi-voluntária. Caso não haja um tratamento para o bruxismo, este pode causar problemas na mandíbula.
O bruxismo noturno está relacionado a problemas do sono e acontece de maneira involuntária. O bruxismo tem como principais causas alterações respiratórias, distúrbios neurológicos e até mesmo medicamentos. Este tipo é o mais difícil de ser detectado, já que ao acontecer durante o sono, muitas pessoas não percebem o problema em si, mas somente quando vão ao dentista.
Muitos perguntam se o bruxismo noturno tem cura. Bem, ele não tem, mas há tratamentos para que haja uma melhora na qualidade de vida do paciente.
Causas do Bruxismo
O problema pode estar relacionado com a ansiedade e outros estresses do dia a dia, mas também há alguns fatores de risco para o desenvolvimento do bruxismo dentário:
– O consumo em excesso de álcool (que altera o sistema nervoso central e causa alterações no sono);
– Cafeína presente no café, energéticos ou chás que sejam estimulantes e sejam tomados em horários que possam vir a prejudicar o sono e ativar o sistema cerebral.
– Cigarro, já que o tabaco e a nicotina são estimulantes do sistema nervoso central.
– Idade: O problema ocorre em qualquer idade, mas também é bastante comum na infância. Principalmente até os 6 anos e envolve problemas emocionais (separação dos pais, adaptação da escola ou outros problemas). O problema pode ocorrer também porque os dentinhos estão em fase de troca e estão se adaptando na gengiva e boca.
– O problema também pode ser causado por fatores genéticos e alterações como o TOC (transtorno obsessivo compulsivo).
Tratamento de bruxismo
O tratamento é feito de acordo com o problema que cause o bruxismo. E ele, como dissemos pode ser desencadeado por vários fatores. O dentista irá solicitar alguns exames e fazer o diagnóstico, para então saberá como como tratar o bruxismo, trazendo os melhores resultados.
Dentre os exames que podem auxiliar o dentista estão o raio x e o uso de uma placa de mordida. Esta placa irá medir a força e as alterações na mordida. Outras formas de diagnóstico incluem a polissonografia (exame do sono).
Dentre os tratamentos possíveis, estão:
– Quando o problema é o estresse, na maioria das vezes, tratar a ansiedade faz com que os sintomas sejam minimizados ou até mesmo desapareçam. Ter uma rotina saudável que inclua momentos de lazer, exercícios físicos e boa alimentação ajudam na redução dos sintomas. Neste caso o acompanhamento psicológico deverá ser indicado.
– Uso de placas para bruxismo: essas placas que servem como um protetor para bruxismo. A placa pode ser de silicone ou de acrílico e é feita para se moldar ao formato dos dentes e boca. Usado durante a noite, o mordedor para bruxismo diminui o atrito entre os dentes e dores.
– O dentista também poderá indicar exercícios para que a região fique mais relaxada.
– Botox: Há casos em que a substância é aplicada nos músculos da face. Com isso, auxilia nos movimentos da mandíbula.
– Outros tratamentos complementares incluem a meditação, acupuntura, atividades físicas e yoga, além de compressas no local.
Nós da dr.dents estamos aqui para te ajudar a entender melhor sobre saúde bucal e realizar todos os procedimentos necessários para cuidar de você e de sua família. Entre em contato conosco e agende a sua avaliação: 📞(27) 3535-3025 ou nos chame no WhatsApp: 📲 (27) 99811-3025