
Tipos de escova de dente e sua funcionalidade
O mercado oferece cada dia mais opções de escovas de dentes. E cada modelo para um público ou problema específico. Daí temos modelos com cerdas dos mais diversos materiais, tamanhos e modelos que podem encaixar em cada necessidade. Desde escova de dedo para bebês, escova bitufo, escova interdental e escova para dentes sensíveis. Tantos modelos que podem causar dúvidas na hora da escolha.
Diante de tantos modelos de escova de dente, como saber se está fazendo a escolha certa? O dentista é a melhor pessoa para examinar caso a caso e sugerir os tipos de escovas de dentes e indicações de uso. Confira alguns dos modelos disponíveis mercado atual e suas indicações:
Tipos de escova de dente
Escova de dente tradicional
É um dos tipos de escovas dentais mais comuns e pode ser encontrada em qualquer farmácia ou mercado. Seu preço pode variar de acordo com a marca e especificações. Esta oferece opções para todos os públicos, desde a escova de dente infantil, para crianças maiores, chegando até os mais adultos. É possível também encontrar escova dental com cerdas diferentes e essa escolha irá facilitar os movimentos e melhorar a limpeza. Esse tipo oferece opções de cerdas que podem ser macias, extramacias ou ultramacias, tornando-a um dos melhores tipos de escova de dente. Muitas vem com um desenho propício para que se limpe os cantinhos da boca, língua e gengivas, garantindo que seja removidas as placas bacterianas e restos de comida. Com isso, evita-se problemas como a gengivite e cáries.
Escova de dente elétrica
Este tipo de escova já alcançou grande popularidade graças às facilidades que traz na hora da escovação. Por ser elétrica, é uma escova de dente boa para facilitar na hora em que se precisa fazer uma limpeza mais profunda para pessoas que possuem alguma limitação motora ou que estejam impedidas de fazer os movimentos circulares de limpeza. A escova elétrica dental infantil facilita o aprendizado para aquelas crianças que estão começando a desenvolver sua coordenação e aprendendo os movimentos. Ela também é boa para idosos que já não possuem força necessária. Lembrando que esse tipo deve ser indicado apenas pelo dentista, que, além de prescrever, irá também sugerir modelos e velocidade ideal para que haja maior eficiência no uso.
Escova dental unitufo
Há ainda a escova dental unitufo e a , cuja principal função é auxiliar a limpeza naqueles lugares mais escondidos e ajuda as pessoas que estejam usando aparelhos ortodônticos, tenham pontes ou dentes mais difíceis de serem alcançados com a escova comum. A escova de dente para aparelho cumpre um papel específico quando indicada por um dentista, e somente ele pode indicar o seu uso em alguns casos. Esse tipo de escova é bem específico e complementar, mas não substitui o uso de uma boa escova dental macia.
Escova de dente interdental
Este tipo é usado, como o próprio nome diz, entre os dentes. Ela auxilia no uso do fio dental, complementando a limpeza naqueles lugares mais escondidos entre os dentes. Assim como a unitufo, deve ter indicação de um dentista.
O primeiro passo para saber qual o melhor tipo de escova de dente é buscar um bom dentista que entenda as necessidades de cada paciente.