
Tratamento de canal: saiba tudo sobre o canal dentário
Você sentiu uma pontada de dor no dente. Mais tarde sentiu uma dor mais aguda enquanto mastigava algum alimento. Aquela pontada inicial pode ser é um indicativo para um pequeno ou grande problema em seus dentes. Somente uma visita ao seu dentista irá revelar o motivo, pois a dor pode ter várias origens e tratamentos variados.
Ele irá examinar as causas e, pedir exames que mostrem a real situação de sua arcada dentária. Esses exames podem ser um raio x simples ou mais complexo. Dependendo do resultado, ele irá indicar ao tratamento adequado para sua situação e o tempo necessário para que seus dentes voltem a ser saudáveis.. Em muitos casos pode ser necessário fazer um canal dentário. Muitos tem dúvidas sobre o que seja, se tratamento de canal dói e o que é tratamento de canal. Alguns pensam que o canal de dente seja a morte do dente, mas na verdade ele será uma recuperação dele.
Neste texto iremos esclarecer algumas dúvidas básicas que todos tem sobre o tratamento de canal. São dúvidas básicas e que todos tem quando percebem que haverá necessidade de seguir o tratamento. Mas sempre lembrando que quaisquer outras dúvidas podem e devem ser esclarecidas com o dentista em sua consulta. E que esta deve ser repetida sempre de seis em seis meses.
O que te atrapalha ir ao dentista? Falta de tempo? Vergonha? Medo? Então clique aqui e agende uma avaliação na dr.dents, o seu dentista em Vila Velha, no melhor dia e horário para você, durante a consulta você poderá esclarecer tudo que te incomoda e tirar até mesmo alguns tabus de sua cabeça que te atrapalharam até hoje em cuidar melhor da sua saúde bucal e do seu sorriso!
O que é canal no dente
Antigamente, quando alguém sentia uma grande dor no dente e não fosse possível restaurá-lo, a indicação mais usual do dentista era simplesmente extraí-lo. Isso prejudicava bastante o paciente, já que com o passar dos anos vinham grandes dificuldades. Uma piora na mastigação e efeitos que superavam o estético e se transformavam em grandes problemas e doenças dentárias. Por isso é tão comum ver em pessoas de gerações anteriores, a ausência de dentes e o uso de dentaduras.
Hoje em dia, com o desenvolvimento da endodontia e da medicina, os dentistas farão de tudo para recuperar e salvar seus dentes com o canal no dente avariado. Isso porque a medicina hoje em dia preza em tentar todas as possibilidades de salvar os dentes antes de partir para tratamentos mais invasivos como a extração.
Como dissemos, aquela dor sentida ao mastigar um alimento mais duro, ou mais aguda é um indicativo para um exame mais detalhado de sua arcada dentária. O dentista irá fazer os exames e identificar os problemas e possíveis soluções. Neste caso possa ser que a polpa dentária esteja comprometida. A polpa é aquele tecido mole composto de nervos e vasos sanguíneos e que se encontra dentro do dente e vai até a raiz.
E isso pode acontecer por vários motivos: quando há uma cárie muito profunda e ainda não identificada, quando o dente já tenha sido restaurado mas ficou sem manutenção durante muito tempo, quando foi realizado um tratamento precário por parte de algum dentista, péssimos hábitos de higiene ou quando a restauração feita anteriormente tenha caído com o tempo ou por um trauma. Quando isso acontece, deve-se procurar o dentista antes que a situação piore e bactérias se instalem na polpa, causando problemas de saúde ainda mais graves.
Não tratar o dente pode ocasionar infecções, abscessos (pus causados por infecção bacteriana e que causam dores intensas e muita sensibilidade). Esses abscessos irão comprometer, além do dente, toda região ao redor e causar edemas, podendo causar infecções de um modo geral. Se o caso se tornar crítico, o dente não poderá ser salvo e o dentista que faz canal não poderá mais fazer o tratamento.
Como é feito o canal dentário
Uma das principais dúvidas de quem irá precisar do tratamento é se o canal no dente dói. Após fazer todos os exames, haverá casos em que será indicado um tratamento complementar antes de iniciar o tratamento. Isso ocorre quando o dente está infeccionado, inflamado e dói muito. O canal em si não deve doer, já que todo o tratamento será feito com o uso de anestesia local.
Caso seja verificado que o dente esteja muito inflamado, o dentista, antes de iniciar o tratamento passará um remédio para que a inflamação que aumenta a pressão no dente e nervos causando dor. O tratamento inicial é indicado para aliviar as dores e tratar as bactérias alojadas no local caso seja necessário. Esse seria o primeiro passo para que se evite complicações posteriores.
Mas como é feito um canal no dente? Após esse passo, o endodontista (dentista especialista em canal) aplicará a anestesia local e começará o tratamento. Ele irá retirar toda a polpa comprometida com bastante atenção. Em seguida fará uma limpeza e aplicará um produto para desinfetar e fazer uma limpeza no local. Com isso, irá desinfetar o canal pulpar e o canal radicular do dente para eliminar todas as bactérias. Depois irá fechar o dente temporariamente fazendo uma restauração provisória ou temporária.
Numa segunda visita, feita geralmente uma semana depois, o tratamento terá a continuidade. Com a polpa já removida, as bactérias eliminadas, e a “faxina” já feita, nesta segunda visita será feita uma obturação definitiva. O dentista irá preencher toda a cavidade dental com o material restaurador definitivo.
Caso ainda haja necessidade será necessária mais uma visita para verificar se o dente restaurado encontra-se em perfeito estado.
Necessidade de retratamento de canal
Quando o dentista faz um canal bem feito, ele pode durar toda a vida. Porém, vários fatores também podem fazer com que o tratamento não seja bem sucedido. Vai desde um tratamento mal realizado até péssimos hábitos após a realização do canal.
Caso sinta algum incômodo ou dor de dente após canal, procure o profissional imediatamente para exames. Caso haja necessidade, o retratamento irá tentar recuperar o dente onde já tenha sido feito anteriormente um canal. Sua necessidade será avaliada através de radiografias que irão fazer um diagnóstico preliminar.
Cuidados após fazer canal no dente
O tratamento não termina com a última visita ao dentista. Tanto para evitar que haja um novo tratamento no dente com canal, quanto prevenir problemas gerais em outros dentes, há algumas indicações básicas e simples que, se se tornadas um hábito, evitarão grandes problemas futuros:
– Profilaxia bucal. Realize a limpeza diária de seus dentes, sempre escovando os dentes, gengivas e línguas após as refeições e passando o fio dental. Tal hábito é uma maneira básica de evitar vários males bucais como cáries, mau hálito e outros problemas.
– Evite mastigar alimentos muito duros. Eles enfraquecem a estrutura dental e podem causar fraturas nos dentes, tanto os sadios quanto os já tratados. Algumas pessoas também tem o péssimo hábito de mastigar gelo. O que pode parecer inofensivo pode fazer com que seu dente ou restauração se quebre; Além disso, dê preferência sempre a alimentos e hábitos saudáveis e que não causem cáries.
– Nunca deixe de visitar seu dentista de seis em seis meses. Caso seus dentes estejam saudáveis, o dentista fará os exames necessários, realizará uma limpeza mais profunda e verá as condições reais de sua dentição. Algum problema mais simples poderá ser identificado antes que se torne um grande problema que exija tratamentos mais complicados.
Esses hábitos com certeza evitarão a necessidade de tratamentos que necessitem de mais tempo, que sejam mais caros ou situações que poderiam ser facilmente evitadas. Esperamos que tenhamos tirado algumas dúvidas sobre o tratamento de canal.
Gostou do artigo? Você vai gostar muito mais de conhecer os nosso profissionais e ver o quanto eles podem te ajudar a manter um sorriso perfeito! Venha conhecer a dr.dents!