
Visita ao dentista: ir ao dentista não é nada assustador! Entenda
Se há uma coisa que assusta a grande parte das pessoas é a visita a um dentista. Seja por traumas antigos, por medos enraizados ou desconhecimentos, o fato é que tanto adultos quanto crianças ainda tem medo quando precisam comparecer a um consultório médico. Mas para ter dentes perfeitos não há outra saída: além dos bons hábitos de higiene, é necessário separa o dia do dentista para procedimentos que somente um profissional poderá fazer.
E você, já foi ao dentista neste semestre? Problemas graves que podem levar a perda de dente, comprometimento da gengiva ou até mesmo doenças cardíacas podem ser evitados com consultas de rotina. Agende a sua avaliação na dr.dents e descubra os benefícios de ir ao dentista com frequência: 📞(27) 3535-3025 ou nos chame no WhatsApp: 📲 (27) 99811-3025.
Bons hábitos de higiene são aprendidos desde cedo, mas não são a única maneira de evitar que problemas dentais se desenvolva. O ideal é que, ainda na infância, os pais levem a criança no dentista pediatra. Esse dentista especializado em saúde bucal infantil irá ensinar pequenos passos como: escovar os dentes, observar possíveis dentes cariados e mostrar maneiras para manter os dentes brancos desde cedo. Esse tipo de procedimento marca um importante passo para que não se desenvolva um medo de dentista. Mantendo esse hábito desde cedo, com certeza o medo não fará parte da rotina.
Como é uma consulta com dentista
Durante a consulta com um bom profissional, ele irá fazer algumas perguntas que servirão de base para um exame mais minucioso (portanto tenha em mente que quando você marcar dentista, precisa relatar todo tipo de problemas de saúde e tratamentos que fez ou esteja fazendo). Essas perguntas serão sobre hábitos alimentares, queixas de dores e histórico de saúde. Após esse passo, vem o exame de rotina, quando ele pede ao paciente que deite-se na cadeira para que possa observar a arcada dentária.
Nesse ponto é feito um exame completo de toda a estrutura incluindo mucosa da boca, gengivas, dentes e possíveis falhas. Possa ser que sejam pedidos exames complementares como radiografias. Estes exames poderão mostrar outros problemas estruturais não visíveis durante o exame. O raio x pode detectar danos que estejam nos ossos da mandíbula ou em dentes que sofreram algum tipo de trauma ou tumores. Com o resultado em mãos, possa ser que haja a necessidade de indicação de um cirurgião dentista, caso haja necessidade de fazer algum tratamento complementar.
Também poderá verificar-se algum tipo mais profundo de cárie. O exame pode ser feito na hora, com o uso de um avental de chumbo. Possa ser que haja a necessidade de indicação de uma radiografia panorâmica. Neste caso o profissional indicará o local específico para o exame.
Após esse passo, o dentista saberá exatamente o que deverá ser feito. Caso haja necessidade, um tratamento dentário que inclua a parte estética ou o restauro. Caso os dentes estejam em perfeito estado, é realizada a profilaxia (limpeza de dente). Neste passo, os dentes e gengivas serão limpos com instrumentos específicos que irão raspar toda a região, tirando eventuais placas e tártaros. Isso evitará que posteriormente desenvolvam-se problemas como as cáries, gengivites ou mau hálito.
A indicação é que sejam realizadas consultas dentárias a cada seis meses ou menos. Em casos em que haja necessidades especiais como restauração ou tratamentos com aparelhos, essas visitas se tornarão mais frequentes. Enquanto isto, é indicado que se mantenha hábitos saudáveis de limpeza dos dentes e gengivas, além de manter uma boa alimentação.
Nunca é tarde para começar, então que tal trazer seu filho para uma avaliação na dr.dents ou você mesmo começar a cuidar melhor de sua saúde bucal? É muito simples, entre em contato conosco que agendaremos com os melhores dentistas, o melhor dia e horário para você: 📞(27) 3535-3025 ou nos chame no WhatsApp: 📲 (27) 99811-3025.