
Oclusão dentária
A oclusão dentária é a maneira como os dentes superiores e inferiores se encontram quando fechamos nossa boca. Em uma oclusão ideal, os dentes superiores devem encobrir ligeiramente os inferiores ao fechar a boca, ou seja, o arco dentário superior deve ser um pouco maior que o inferior para que haja um perfeito encaixe ao fechar a boca.
A má oclusão dentária é resultado de alterações no desenvolvimento dos ossos do maxilar, dentes e músculos. Uma das consequências de uma má oclusão dentária é que muitos jovens ficam com vergonha de sua aparência, podendo até desenvolver distúrbios de imagens que prejudicam a interação e auto estima.
Mas há problemas que vão muito além da questão estética. Dentes mal posicionados causam dificuldades na mastigação, danos na mandíbula, lesões na gengiva e articulações, dores nos músculo e assimetria facial. É de pleno conhecimento que a má oclusão dos dentes favorece o aparecimento de doenças bucais como tártaro e cáries, além de prejudicar a fala.
Nós da dr.dents estamos aqui para te ajudar a entender melhor sobre saúde bucal e realizar todos os procedimentos necessários para cuidar de você e de sua família. Entre em contato conosco e agende a sua avaliação: 📞(27) 3535-3025 ou nos chame no WhatsApp: 📲 (27) 99811-3025
Portanto, não é incomum que hajam dores de cabeça, ouvido e dificuldades de respiração quando os dentes estão mal posicionados.
Fatores que podem desencadear a má oclusão dental
A maior parte das pessoas desenvolve problemas na oclusão dentária ainda na infância. Isso pode ocorrer por:
- Hábitos como o uso de chupetas e mamadeiras por crianças já maiores de três anos. Chupar o dedo também é um hábito que contribui para o problema.
- Fatores hereditários: pais ou mães que apresentem sintomas de má oclusão dentária é um indício de que seus filhos também podem apresentar o problema.
- Lesões que tenham causado desalinhamento do maxilar.
- Tumores na região.
- Tratamentos odontológicos mal realizados.
Tipos de má oclusão dentária
- Dentes posteriores projetados para fora: Ocorre quando os dentes da arcada superior crescem mais do que os da mandíbula. Dentre as principais causas para este tipo de problema está a respiração pela boca.
- Maxilares inferiores projetados para fora: Nesta classe, os ossos maxilares causam uma desarmonia facial, já que o queixo se torna proeminente.
- Mordida aberta: Essa má formação é resultado de hábitos como chupar chupeta ou dedo e uso de mamadeiras.
- Mordida cruzada posterior: É o oposto de uma oclusão dentária perfeita. Tal fato acontece quando os dentes superiores se fecham para dentro e os dentes da arcada inferior ficam para fora. A mordida cruzada pode fazer com que o palato se torne estreito, causando problemas na respiração.
Tratamentos da odontologia para a oclusão
Os tratamentos para corrigir os dentes devem ocorrer o quanto antes. Crianças com 6 ou 7 anos ainda estão com os ossos em formação. Portanto, estes estão mais maleáveis para o uso de aparelhos ortodônticos. Com isso será possível que os resultados não demorem muito para aparecer, e haja uma perfeita correção quando os dentes permanentes substituírem os de leite.
Caso os pais observem problemas de oclusão, devem procurar o mais breve possível um ortodontista, que é o especialista em oclusão dentária. O profissional irá fazer um exame local e também solicitar alguns exames como raio X, que mostrarão o posicionamento dos ossos. Dentre os possíveis tratamentos para a oclusão dentária estão:
– Correção de hábitos como chupar o dedo ou chupeta.
– Uso de um aparelho ortodôntico: o uso de aparelhos ortodônticos irá ajudar no alinhamento dos dentes. O tratamento será acompanhado de perto pelo dentista especialista em oclusão através de visitas mensais. O aparelho é indicado para diminuição de espaços entre os dentes e para realinhamento dos mesmos, além de retardar ou diminuir o crescimento do maxilar. O aparelho poderá, de acordo com a gravidade, ser fixo ou móvel,
– Extração de dentes: A indicação para extração de dentes ocorre quando estes estão apinhados e falta espaço na boca. Neste caso poderão ser retirados um ou mais dentes.
– Cirurgia da mandíbula: a cirurgia do maxilar será indicado somente em casos extremos em que haja um desalinhamento total da estrutura óssea e que o aparelho ortodôntico não resolva.
Em todos os casos, somente um dentista poderá avaliar o melhor tratamento para os tipos de oclusão dentária. Agende uma consulta com um bom profissional.
Procurando por dentista em Vila Velha? Venha conhecer os profissionais da dr.dents! Entre em contato e agende sua avaliação: 📞(27) 3535-3025 ou nos chame no WhatsApp: 📲 (27) 99811-3025